Português | Inglês





Pressione Enter para iniciar a Busca.





Volume 115, Nº 1, Julho 2020

   

DOI: https://doi.org/10.36660/abc.20190393

ARTIGO ORIGINAL

Implementação do Programa Boas Práticas em Cardiologia adaptado do Get With The Guidelines® em Hospitais Brasileiros: Desenho do Estudo e Fundamento

Fabio Papa Taniguchi

Sabrina Bernardez-Pereira

Suzana Alves Silva

Antônio Luiz Pinho Ribeiro

Louise Morgan

Anne B. Curtis

Kathryn Taubert

Denilson Campos de Albuquerque

Bernadete Weber

Pedro Paulo Magalhães Chrispim

Camila Pereira Pinto Toth

Erica Deji Moura Morosov

Gregg C. Fonarow

Sidney C. Smith Jr.

Angelo Amato Vincenzo de Paola



Figura 1 – Eixos de intervenção *Meta de mudança de comportamento: profissionais de saúde &Meta de mudança de comportamento: Pacientes e profissionais da saúde # Meta de mudança de comportamento: gestores de saúde.





Resumo

Fundamento: Existem grandes oportunidades de melhoria da qualidade do cuidado cardiovascular em países em desenvolvimento por meio da implementação de um programa de qualidade.

Objetivo: Avaliar o efeito de um programa de Boas Práticas em Cardiologia (BPC) nos indicadores de desempenho e desfechos clínicos dos pacientes relacionados à insuficiência cardíaca, fibrilação atrial e síndromes coronarianas agudas em um subconjunto de hospitais públicos brasileiros.

Métodos: O programa Boas Práticas em Cardiologia (BPC) foi adaptado do programa Get With The Guidelines (GWTG) da American Heart Association (AHA) para ser utilizado no Brasil. O programa está sendo iniciado em três domínios de cuidado simultaneamente (síndrome coronariana aguda, fibrilação atrial e insuficiência cardíaca), o que consiste em uma abordagem nunca testada no GWTG. Existem seis eixos de intervenções utilizadas pela literatura sobre tradução do conhecimento que abordará barreiras locais identificadas por meio de entrevistas estruturadas e reuniões regulares para auditoria e feedback. Planeja-se incluir no mínimo 10 hospitais e 1500 pacientes por doença cardíaca. O desfecho primário inclui as taxas de adesão às medidas de cuidado recomendadas pelas diretrizes. Desfechos secundários incluem o efeito do programa sobre o tempo de internação, mortalidade global e específica, taxas de readmissão, qualidade de vida, percepção do paciente sobre saúde e adesão dos pacientes às intervenções prescritas.

Resultados: Espera-se, nos hospitais participantes, uma melhoria e a manutenção das taxas de adesão as recomendações baseadas em evidência e dos desfechos dos pacientes. Este é o primeiro programa em melhoria da qualidade a ser realizado na América do Sul, que fornecerá informações importantes de como programas de sucesso originados em países desenvolvidos como os Estados Unidos podem ser adaptados às necessidades de países com economias em desenvolvimento como o Brasil. Um programa bem sucedido dará informações valiosas para o desenvolvimento de programas de melhoria da qualidade em outros países em desenvolvimento.

Conclusões: Este estudo de mundo real proverá informações para a avaliação e aumento da adesão às diretrizes de cardiologia no Brasil, bem como a melhora dos processos assistenciais. (Arq Bras Cardiol. 2020; 115(1):101-108)

Palavras-chave: Doenças Cardiovasculares/fisiopatologia; Insuficiência Cardíaca; Fibrilação Atrial; Síndrome Coronariana Aguda; Melhoria de qualidade/tendências; Guias como Assunto.