Português | Inglês





Pressione Enter para iniciar a Busca.





Volume 114, Nº 3, Março 2020

   

DOI: https://doi.org/10.36660/abc.20190036

ARTIGO ORIGINAL

Criação e Implementação de um Banco de Dados Prospectivo e Multicêntrico de Pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio: RIAM

Jacqueline Vaz

Anibal Pereira Abelin

Marcia Moura Schmidt

Pedro Piccaro de Oliveira

Carlos A. M. Gottschall

Clarissa Garcia Rodrigues

Alexandre Schaan de Quadros



Figura 1 – Fluxograma de aprimoramento e expansão do Registro de Infarto Agudo do Miocárdio Multicêntrico. Fonte: Lucidchart. Disponível em: https://www.lucidchart.com





Resumo

Fundamento: Registros multicêntricos representativos do mundo real podem fornecer informações importantes, mas existem poucos estudos descrevendo como implementar estas ferramentas.

Objetivo: Descrever o processo de implementação de um banco de dados em infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST (IAMCST) em um hospital de referência e sua aplicação para outros centros com uma plataforma online.

Métodos: Nossa instituição implementou em 2009 um Registro de Infarto Agudo do Miocárdio (RIAM), com a inclusão prospectiva e consecutiva de todos os pacientes com diagnóstico de IAMCST que internaram na instituição. No período de março de 2014 a abril de 2016 foi realizada a migração para o sistema online com o software REDCap e expansão do registro para outros centros. A plataforma REDCap é um software de uso gratuito disponibilizado pela Universidade Vanderbilt a instituições interessadas em pesquisa, mediante cadastramento prévio.

Resultados: Foram realizadas as seguintes etapas do aprimoramento e expansão do registro: 1. Padronização das variáveis; 2. Implementação do software REDCap (Research Electronic Data Capture) institucional; 3. Desenvolvimento de formulários de coleta de dados (Case Report Form - CRF); 4. Expansão do registro para outros centros de referência utilizando o software REDCap; 5. Treinamento da equipe e dos centros participantes pelo POP (Procedimento Operacional Padrão).

Conclusões: A descrição da metodologia utilizada para implementar e expandir o RIAM pode auxiliar outros centros e pesquisadores a realizar estudos semelhantes, compartilhar informações entre instituições, o desenvolvimento de novas tecnologias em saúde e auxiliar nas políticas públicas em doenças cardiovasculares. (Arq Bras Cardiol. 2020; 114(3): 446-455)

Palavras-chave: Isquemia Miocárdica/fisiopatologia; Doenças Cardiovasculares/mortalidade; Infarto do Miocárdio/fisiopatologia; Estudo Multicêntrico; Base de Dados; Políticas Públicas de Saúde.