Português | Inglês





Pressione Enter para iniciar a Busca.





Volume 114, Nº 1, Janeiro 2020

   

DOI: https://doi.org/10.36660/abc.20180140

ARTIGO ORIGINAL

Euterpe Oleracea Mart. (Açaí) Reduz o Estresse Oxidativo e Melhora o Metabolismo Energético da Lesão de Isquemia-Reperfusão Miocárdica Em Ratos

Patricia Alegre

Livia Mathias

Maria Angelica Lourenço

Priscila Portugal dos Santos

Andrea Gonçalves

Ana Angélica Fernandes

Paula Schmidt Azevedo Gaiolla

Marcos Ferreira Minicucci

Leonardo Zornoff

Sergio Alberto Rupp Paiva

Bertha Furlan Polegato





Resumo

Fundamento: Euterpe oleracea Mart. (açaí) é uma fruta com alta capacidade antioxidante e pode ser uma estratégia adjuvante para atenuar a lesão de isquemia-reperfusão.

Objetivo: Avaliar a influência do açaí no modelo global de isquemia-reperfusão em ratos.

Metodologia: Ratos Wistar foram divididos em 2 grupos: Controle (C: recebendo ração padrão; n = 9) e Açaí (A: recebendo ração padrão suplementada com 5% de açaí; n = 10). Após seis semanas, os animais foram submetidos ao protocolo global de isquemia-reperfusão e a estudo do coração isolado para avaliar a função ventricular esquerda. Nível de significância adotado: 5%.

Resultados: Não houve diferença entre os grupos quanto ao peso corporal inicial e final, e a ingestão diária de ração. O grupo A apresentou menor concentração miocárdica de hidroperóxido lipídico e maior atividade de catalase, superóxido dismutase e glutationa peroxidase do que o grupo C. Também observamos aumento da atividade miocárdica da β-hidroxiacil coenzima-A desidrogenase, piruvato desidrogenase, citrato sintase, complexo I, complexo II e ATP sintase no grupo A, bem como menor atividade das enzimas lactato desidrogenase e fosfofructoquinase. A função sistólica foi semelhante entre os grupos, e o grupo A apresentou função diastólica pior que C. Não foram observadas diferenças entre os grupos em relação à área de infarto do miocárdio, e expressão proteica de NF-κB total e fosforilado, e das proteínas FOXO1, SIRT1 e Nrf-2.

Conclusão: Apesar de melhorar o metabolismo energético e atenuar o estresse oxidativo, a suplementação de açaí não diminuiu a área infartada nem melhorou a função ventricular esquerda no modelo global de isquemia-reperfusão. (Arq Bras Cardiol. 2020; 114(1):78-86)

Palavras-chave: Euterpe oleracea Mart.; Estresse Oxidativo; Metabolismo Energético; Isquemia Miocárdica; Injúria de por Reperfusão Miocárdica; Ratos.