Português | Inglês





Pressione Enter para iniciar a Busca.





Volume 110, Nº 3, Março 2018

   

DOI: http://www.dx.doi.org/10.5935/abc.20180051

ARTIGO DE REVISÃO

Implicações Práticas da Pesquisa de Viabilidade Miocárdica

Wilter dos Santos Ker

Thais Helena Peixoto Nunes

Marcelo Souto Nacif

Claudio Tinoco Mesquita







Figura 3 – Cintilografia de Perfusão Miocárdica para pesquisa de Viabilidade do Miocárdio com Tálio201, etapa stresse na linha superior e etapa de redistribuição 24 horas após a injeção do radiotraçador Tálio201 nas imagens da linha inferior, revelando melhora da perfusão nos segmentos anterior (apical, médio e basal) e ântero lateral (médio e basal), ínfero-lateral (médio e basal).





Resumo

Diversos métodos não invasivos, como novos exames de imagem, vem sendo aprimorados, a fim de somar esforços com os atuais em estimar o prognóstico de pacientes pós-injúria miocárdica. Este prognóstico éproporcional à viabilidade miocárdica, a qual tem sua avaliação reservada para pacientes portadores de doença arterial coronariana e insuficiência ventricular esquerda. Enquanto a viabilidade miocárdica se mostra como a capacidade de recuperação funcional do músculo com disfunção por redução de oxigênio fornecido por artérias coronárias obstruídas, a hibernação consiste na própria recuperação funcional após intervenções. Este artigo propõe uma revisão sobre as bases fisiopatológicas do processo de viabilidade, métodos diagnósticos disponíveis, prognóstico e perspectivas para o futuro acerca dessa condição. Realizou-se pesquisa de busca bibliográfica informatizada em bases eletrônicas de dados, como PubMed, Lilacs, Cochrane e Scielo, onde foram selecionados os estudos de acordo com critérios pré-determinados. Os estudos demonstram a capacidade de várias técnicas de imagem de identificar tecido viável em regiões disfuncionais do ventrículo esquerdo em decorrência de lesões em artérias coronárias. Estas técnicas podem identificar pacientes com potencial benefício da revascularização miocárdica e orientar o tratamento mais adequado.

Palavras-chave: Sobrevivência de Tecidos; Diagnóstico por Imagem; Revascularização Miocárdica / cirurgia; Miocárdio Atordoado / fisiopatologia.