LIVRO 70 ANOS SBC - page 54

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O site cresceu, transformou-se em um Portal com área para o pú-
blico leigo e um setor maior para o associado, que passou a perceber
que se multiplicavam constantemente os serviços disponibilizados
pela internet, principalmente quando os vários Departamentos Es-
pecializados e Grupos de Estudos foram solicitando e recebendo o
apoio da TI para confecção dos seus sites institucionais e de eventos.
Verificou-se então em 1998 que, devido ao início do oferecimento
dos serviços de internet no Brasil, a SBC preparou um treinamento
para os seus associados sob a coordenação do cardiologista João
Manoel Rossi Neto, que se engajou como professor, ajudando a trei-
nar os colegas, lembra Orlando, que preparou parte de sua equipe
para trabalhar como monitores e passou a oferecer Curso de Infor-
mática durante o congresso anual da SBC.
“Tivemos que montar salas com mais de 20 computadores, havia
fila para inscrições, até 500 por congresso e, à medida que o cardiolo-
gista se capacitava na nova tecnologia, tivemos que montar em cada
congresso uma segunda sala”, lembra, para que os médicos pudessem
acessar livremente a internet, sem a qual não conseguiam mais viver.
Um momento de inflexão foi quando a equipe da TI desenvolveu
o Consultório Digital em 2003 na gestão do presidente Juarez Ortiz.
Os associados adimplentes receberam o programa gratuitamente.
Atualmente, sete mil cardiologistas usam o programa em seus con-
sultórios. Durante o Congresso Brasileiro de Cardiologia são minis-
trados cursos sobre a utilização do sistema.
Outra inovação apresentada pela área de TI foi o Congresso Vir-
tual, que possibilitou o acesso de médicos de todos os lugares do
país às aulas apresentadas durante o congresso anual da SBC. Por
meio de um site interativo, aqueles que não podiam comparecer ao
evento presencial passaram a acessar as palestras gravadas com sli-
des e som disponíveis e, após completar 40 horas de acesso, ainda
recebiam um certificado de participação.
A continuidade administrativa também foi muito importante para
o desenvolvimento da TI, porque os diretores que se sucederam nas
várias gestões, desde 1995, sempre valorizaram o setor, que hoje tem
Marcio Kalil, de Minas Gerais, como coordenador, e Carlos Eduardo
Suaide Silva, de São Paulo, acumulando os cargos de diretor de Tec-
O PORTAL
nologia e de Comunicação, duas
áreas afins e que se completam.
Ambos foram responsáveis pela
recente reformulação e moderniza-
ção do Portal
, com
a responsabilidade de ser o site
médico mais acessado do Brasil.
Nos últimos anos o
Jornal SBC
e os
Arquivos Brasileiros de Car-
diologia
deixaram de ter sua dia-
gramação terceirizada, trabalho
que também foi encampado pela
TI. Nesse mesmo momento, a Gerência de Tecnologia assumiu a
responsabilidade pelo setor de publicações e criou ainda a área de
Marketing, passando a chamar-se Tecnologia da Informação e Co-
municação (TIC).
O público leigo tem acesso no portal da SBC a informações sobre
promoção da saúde cardiovascular, onde pode enviar suas dúvidas
pela internet e as respostas são disponibilizadas pelo sistema, o que
valeu à Sociedade vários prêmios, como o iBest, o Melhor Portal de
Saúde e outros, por ser líder em acessos.
As facilidades oferecidas aos associados têm sido crescentes.
Eles contam com a cobertura online da SBC, programa que permite
assistir a entrevistas com os responsáveis pelas principais conferên-
cias nos congressos nacionais e internacionais. A teleconferência
tornou-se importante ferramenta de apoio interligando as sedes de
São Paulo e do Rio, a disponibilidade de acesso gratuito às revistas
científicas indexadas, e à SBC Móvel, permite que o médico baixe
aplicativos e acesse qualquer informação da entidade de qualquer
parte do mundo, facilidade oferecida no sistema Apple e Android,
visando atender às preferências dos cardiologistas.
O serviço de Newsletter substituiu a correspondência que era en-
viada via correio para o associado, que agora chega mais depressa e
a custo zero. As inscrições para os congressos e para os cursos da
Universidade Corporativa
, bem como para o exame de título, passa-
ram a ser feitas pela internet.
Marcio Kalil, coordenador de Tecnologia da Informação
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