Português | Inglês





Pressione Enter para iniciar a Busca.





Volume 115, Nº 1, Julho 2020

   

DOI: https://doi.org/10.36660/abc.20180397

ARTIGO ORIGINAL

Quercetina Melhora o Perfil Lipídico e Apolipoproteico em Ratos Tratados com Glicocorticóides em Altas Doses

Hoda Derakhshanian

Mahmoud Djalali

Abolghassem Djazayery

Mohammad Hassan Javanbakht

Mahnaz Zarei

Azita Hekmatdoost

Ghazaleh Eslamian

Seyyedeh Somayyeh Mirhashemi

Ahmad Reza Dehpour



Figura 1 – Média da razão colesterol total/HDL em diferentes grupos. Dados apresentados como Média ± DP. N = 8 para todos os grupos. MP: metilprednisolona; Q50: quercetina 50 mg/kg; Q150: quercetina 150 mg/kg; CT: colesterol total; HDL: lipoproteína de alta densidade; *p<0,05 comparado ao grupo controle, †p<0,05 comparado ao grupo MP, ‡p<0,05 comparado ao MP + Q50.





Resumo

Fundamento: Os glicocorticóides (GCs) são amplamente prescritos para o tratamento de numerosos distúrbios clínicos devido às suas propriedades anti-inflamatórias e imunomoduladoras, e um dos efeitos indesejáveis mais comuns desses medicamentos é a dislipidemia. Objetivo: Avaliar o efeito da quercetina, um flavonoide derivado de plantas, no perfil lipídico de ratos tratados com glicocorticóides em altas doses.

Métodos: Um total de 32 ratos Sprague-Dawley foram distribuídos aleatoriamente entre quatro grupos (8 ratos por grupo) e tratados por 6 semanas com uma das seguintes opções: (i) solução salina normal; (ii) 40 mg/kg de succinato sódico de metilprednisolona (MP); (iii) MP + 50 mg/kg de quercetina; (iv) MP + 150 mg/kg de quercetina. O MP foi injetado por via subcutânea e a quercetina foi administrada por gavagem oral 3 dias por semana. No final do estudo, o perfil lipídico dos animais foi medido através de kits enzimáticos. Os dados foram analisados e a significância estatística foi estabelecida em p <0,05.

Resultados: Os níveis séricos médios de colesterol total (CT), triglicerídeos (TG) e LDL aumentaram drasticamente em animais tratados com GC em comparação com o grupo controle. Ambas as doses de quercetina (50 e 150 mg/kg) melhoraram o CT (43% e 45%), LDL (56% e 56%) e TG (46% e 55%, respectivamente). A razão Apo B/A1 diminuiu mais de 20% após a ingestão de Anti-Inflamatory Agents.

Conclusões: Esses dados sugerem que a ingestão de quercetina Quercetin; induzida por glicocorticóides. (Arq Bras Cardiol. 2020; 115(1):111-117)

Palavras-chave: Ratos Sprague-Dawley; Anti-inflamatórios; Queraracina; Glicocorticoides; Dislipidemias; Triglicérides; Colesterol.