Português | Inglês





Pressione Enter para iniciar a Busca.





Volume 114, Nº 6, Junho 2020

   

DOI: https://doi.org/10.36660/abc.20190071

ARTIGO ORIGINAL

Avaliação dos Efeitos Cardíacos de Lectina Solúvel em Água (WSMoL) de Sementes de Moringa Oleifera

Ainhoa Rodríguez de Yurre

José Dayvid Ferreira da Silva

Marília Kalinne da Silva Torres

Eduarda Lopes Martins

Isalira Peroba Ramos

Wênio Sandoval Filho Lima da Silva

Jéssica da Silva Sarpa

Caio César da Silva Guedes

Thiago Henrique Napoleão

Luana Cassandra Breitenbach Barroso Coelho

Patrícia Maria Guedes Paiva

Emiliano Medei



Resumo

Fundamento: As sementes de Moringa oleifera, que são utilizadas para clarificação de água, contêm uma lectina chamada WSMoL que tem mostrado atividade antibacteriana e imunomoduladora in vitro. Devido ao seu valor nutritivo e potencial terapêutico, as folhas e as sementes dessa árvore são consumidas em algumas comunidades. Algumas lectinas de plantas não são tóxicas para mamíferos, mas tem sido relatado que outras são prejudiciais quando ingeridas ou administradas por outros meios.

Objetivo: Como um dos passos necessários para determinar a segurança de WSMoL, nós avaliamos os possíveis efeitos cardiotóxicos desta proteína purificada.

Métodos: Durante 21 dias consecutivos, a WSMoL foi administrada a camundongos por gavagem. Foram investigadas as funções eletrofisiológicas, mecânicas e metabólicas in vivo e ex vivo por meio de registros eletrocardiográficos, ressonância magnética nuclear e respirometria de alta resolução.

Resultados: O tratamento com WSMoL não induziu alterações nos níveis de glicose no sangue ou peso corporal em comparação com o grupo controle. Adicionalmente, as relações peso cardíaco/peso corporal e peso cardíaco/comprimento tibial estavam semelhantes em ambos os grupos. A ingestão de lectina também não modificou a tolerância à glicose ou resistência à insulina. Não foram observadas alterações nos parâmetros eletrocardiográficos ou na duração do potencial de ação cardíaco. Os corações dos camundongos dos grupos controle e WSMoL mostraram função ventricular esquerda preservada. Além disso, a WSMoL não induziu alterações na função mitocondrial (em todos os casos, p > 0,05).

Conclusões: A administração de WSMoL demonstrou ter um perfil de segurança cardíaca. Estes resultados contribuem à avaliação de segurança do uso de sementes de M. oleifera para tratar água, visto que essa lectina está presente na preparação empregada por algumas populações com esse fim. (Arq Bras Cardiol. 2020; 114(6):1029-1037)

Palavras-chave: Moringa Oleifera; Lectinas; Glicosídeos; Carboidratos; Coração; Segurança Hídrica; Camundongos.