Português | Inglês





Pressione Enter para iniciar a Busca.





Volume 114, Nº 6, Junho 2020

   

DOI: https://doi.org/10.36660/abc.20190879

ARTIGO ESPECIAL

Avaliação do Seguimento de um Ano dos Pacientes Incluídos no Registro Brasileiro de Síndromes Coronárias Agudas (ACCEPT)

Pedro Gabriel Melo de Barros e Silva

Otavio Berwanger

Elizabete Silva dos Santos

Antônio Carlos Sobral Sousa

Margaret Assad Cavalcante

Pedro Beraldo de Andrade

Fernando Carvalho Neuenschwander

Hugo Vargas Filho

Jorge Ilha Guimarães

Jadelson Andrade

Angelo Amato Vincenzo de Paola

Marcus Vinicius Bolivar Malachias

Luiz Alberto Piva e Mattos

Dalton Bertolim Precoma

Fernando Bacal

Oscar Pereira Dutra



Figura 1 - Adesão a terapias baseadas em evidência no seguimento de 1 ano. Para a comparação da continuidade da prescrição do medicamento nos seguimentos com a admissão, foi ajustado um modelo de Equações de Estimação Generalizada (EEG) para dados binários, para considerar a dependência entre as observações. ‡ Valor de p < 0,001; Comparação entre o seguimento e a admissão; † Valor de p < 0,01; Comparação entre o seguimento e a admissão; * Valor de p < 0,05; Comparação entre o seguimento e a admissão.





Resumo

Fundamento: Existe carência de informações prospectivas sobre a evolução em um ano após uma síndrome coronária aguda (SCA) em uma grande amostra de pacientes brasileiros.

Objetivos: Avaliar a prescrição de terapias baseadas em evidência, a ocorrência de desfechos graves e os preditores para estes desfechos em um registro brasileiro multicêntrico de pacientes com SCA.

Métodos: O ACCEPT é um estudo observacional prospectivo que incluiu pacientes internados com diagnóstico de SCA em 47 hospitais brasileiros. Os pacientes foram seguidos por 1 ano e coletou-se dados sobre prescrição médica e ocorrência de eventos cardiovasculares maiores (mortalidade cardiovascular, reinfarto e acidente vascular encefálico - AVE). Valores de p < 0,05 foram considerados estatisticamente significantes.

Resultados: Um total de 5.047 pacientes foram incluídos neste registro, de agosto de 2010 até abril de 2014. Foi confirmado o diagnóstico de SCA em 4.782 pacientes (94,7%) e, dentre os 3 diagnósticos possíveis, o mais comum foi SCA com elevação do segmento ST (35,8%). A taxa de eventos cardiovasculares maiores foi de 13,6 % em 1 ano. A prescrição completa de terapias baseadas em evidência na admissão hospitalar foi de 62,1%. Idade, atendimento público, infarto agudo do miocárdio, AVE, insuficiência renal, diabetes e qualidade da terapia estiveram associados de forma independente à ocorrência de eventos cardiovasculares maiores.

Conclusões: No seguimento de 1 ano do registro ACCEPT, mais de 10% dos pacientes apresentaram eventos cardiovasculares maiores e esta taxa variou de acordo com a qualidade da terapia. Há necessidade da elaboração de estratégias para melhorar o uso de terapias baseadas em evidência no sentido de minimizar os eventos cardiovasculares na população brasileira. (Arq Bras Cardiol. 2020; 114(6):995-1003)

Palavras-chave: Síndrome Coronariana Aguda; Infarto do Miocárdio; Fatores de Risco; Estudos Multicêntricos; Registros Médicos/estatística &dados numéricos.