Português | Inglês





Pressione Enter para iniciar a Busca.





Volume 114, Nº 3, Março 2020

   

DOI: https://doi.org/10.36660/abc.20190043

ARTIGO ORIGINAL

Os Percentis e Pontos de Corte da Circunferência Abdominal para Obesidade em uma Ampla Amostra de Estudantes de 6 a 10 Anos de Idade do Estado de São Paulo, Brasil

José Luiz F. Santos

Valentin P. Valério

Rafael N. Fernandes

Ligia Duarte

Antonio C. Assumpção

Jayme Guerreiro

Antonio L. Sickler

Álvaro A. R. Lemos

Jayro G. Goulart Filho

Luiz Antonio Machado Cesar

Ibraim Masciarelli Pinto

Carlos Magalhães

Maria Fernanda Hussid

Cleber Camacho

AlvaroAvezum

Carine T. Sangaleti

Fernanda Marciano Consolim-Colombo





Resumo

Fundamento: A prevalência da obesidade vem aumentando sistematicamente na população, inclusive nas crianças eadolescentes, ao redor do mundo.

Objetivos: Descrever curvas percentílicas de referência para a circunferência abdominal (CA) nas crianças brasileiras efornecer pontos de corte da CA para identificar crianças com risco de obesidade.

Métodos: Um estudo multicêntrico, prospectivo, tranversal foi realizado em crianças com idades entre 6 e 10 anos,matriculadas no ensino fundamental de escolas públicas e particulares de 13 cidades do estado de São Paulo. A estatura, opeso e a CA foram medidos em duplicata em 22.000 crianças (11.199 meninos). Para estabelecer o melhor ponto de corteda CA para o diagnóstico da obesidade, foram calculadas curvas ROC com crianças classificadas como com peso normal eobesas, de acordo com as curvas do IMC, estratificadas por gênero e idade, e o índice Youden foi utilizado como a eficáciapotencial máxima desse biomarcador. Valores de p < 0,05 foram considerados estatisticamente significativos.

Resultados: Os valores da CA aumentaram com a idade, tanto nos meninos quanto nas meninas. A prevalência deobesidade em cada grupo variou de 17% (6 anos de idade) a 21,6 % (9 anos de idade), dentre os meninos, e de 14,1%(7 anos de idade) a 17,3 % (9 anos de idade), dentre as meninas. As análises ROC mostraram o percentil 75 como pontode corte para o risco de obesidade, e o diagnóstico de obesidade está classificado no percentil 85 ou acima.

Conclusão: Curvas de referência da CA específicas para idade e sexo em crianças brasileiras e pontos de corte para orisco de obesidade podem ser usados em triagem nacional e estudos intervencionais para reduzir a carga da obesidade no Brasil. (ArqBrasCardiol. 2020; 114(3):530-537)

Palavras-chave: Criança; Circunferência Abdominal/fisiologia; Obesidade; Estudantes; Parâmetros; Antropometria.