Português | Inglês





Pressione Enter para iniciar a Busca.





Volume 114, Nº 3, Março 2020

   

DOI: https://doi.org/10.36660/abc.20190091

ARTIGO ORIGINAL

Discordância entre Colesterol LDL e Não-HDL e Gravidade da Doença Arterial Coronária

Ozge Kurmus

Aycan Fahri Erkan

Berkay Ekici

Turgay Aslan

Murat Eren



Figura 1 – Gráficos de dispersão e prevalência de discordância e concordância definidas de acordo com os valores medianos de colesterol LDL e não-HDL. LDL: colesterol de lipoproteína de baixa densidade; Não-HDL: colesterol de lipoproteína de alta densidade.





Resumo

Fundamento: Uma proporção considerável de pacientes apresenta níveis discordantes de colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL) e de não alta densidade (não HDL).

Objetivos: Avaliar a relação da discordância entre colesterol LDL e não HDL com a gravidade da doença arterial coronariana (DAC).

Métodos: Avaliamos retrospectivamente os dados de 574 pacientes submetidos consecutivamente à angiografia coronariana. Foram registrados os perfis lipídicos séricos em jejum, e depois foram calculados os escores SYNTAX e Gensini para estabelecer a complexidade e a gravidade da DAC. Determinamos as medianas para colesterol LDL e não-HDL para examinar a discordância entre ambos. Discordância foi definida como LDL maior ou igual à mediana e não-HDL menor que mediana; ou LDL menor que a mediana e não-HDL maior ou igual à mediana. Valor de p < 0,05 foi aceito como estatisticamente significante.

Resultados: Os níveis de colesterol LDL estiveram forte e positivamente correlacionados com os níveis de colesterol não‑HDL (r = 0,865, p < 0,001), mas 15% dos pacientes apresentaram discordância entre LDL e não-HDL. A porcentagem de pacientes com escore Gensini ou SYNTAX zero não diferiu entre os grupos discordantes ou concordantes (p = 0,837, p = 0,821, respectivamente). Escores médios de Gensini e SYNTAX, porcentagem de pacientes com escore Gensini ≥ 20 e SYNTAX > 22 não foram diferentes de grupo para grupo (p = 0,635, p = 0,733, p = 0,799, p = 0,891, respectivamente). Além disso, não houve correlação estatisticamente significativa entre os escores de cholesterol LDL e Gensini ou SYNTAX em nenhum dos grupos discordantes ou concordantes. Também não foi encontrada correlação entre cholesterol não HDL e escore Gensini ou SYNTAX.

Conclusões: Embora tenha havido discordância entre colesterol LDL e não-HDL (15% dos pacientes), não há diferença quanto à gravidade e complexidade da DAC entre os grupos discordantes e concordantes. (Arq Bras Cardiol. 2020; 114(3):469-475)

Palavras-chave: Doença da Artéria Coronariana,/fisiopatologia, Aterosclerose, Lipoproteinas LDL, Lipoproteinas HDL, Discordância.