Português | Inglês





Pressione Enter para iniciar a Busca.





Volume 114, Nº 2, Fevereiro 2020

   

DOI: https://doi.org/10.36660/abc.20190008

ARTIGO ORIGINAL

Mortalidade de uma Coorte de Portadores da Resposta Cardioinibitória à Massagem do Seio Carotídeo – Estudo Longitudinal com 11 Anos de Seguimento

Gustavo de Castro Lacerda

Andrea Rocha de Lorenzo

Bernardo Rangel Tura

Marcela Cedenilla dos Santos

Artur Eduardo Cotrim Guimarães

Renato Côrtes de Lacerda

Roberto Coury Pedrosa



Figura 1 – Desenho e resultados do estudo sobre resposta cardioinibitória (RCI) à massagem do seio carotídeo (MSC) – seguimento (seg.) de 11,6 anos.





Resumo

Fundamento: A resposta cardioinibitória (RCI) à massagem do seio carotídeo (MSC) caracteriza-se por assistolia ≥ 3 segundos provocada por 5 a 10 segundos de MSC. Existe uma preocupação de que pacientes com RCI e episódios prolongados de assistolia possam falecer em consequência direta de bradiarritmia, ou em decorrência de lesão cerebral, trauma grave ou arritmia ventricular pausa dependente.

Objetivos: Determinar a mortalidade total, a mortalidade cardiovascular e a mortalidade relacionada ao trauma de uma coorte de pacientes com RCI à MSC e comparar essas mortalidades com as de uma coorte de pacientes sem RCI à MSC.

Métodos: Em 2006, 502 pacientes com idade igual ou superior a 50 anos foram submetidos à MSC. Destes, 52 pacientes (10,4%) foram identificados com RCI. A sobrevida desta coorte foi comparada àquela observada em uma coorte de 408 pacientes sem RCI por meio de curvas de Kaplan-Meier. A regressão de Cox foi utilizada para avaliação da relação entre a RCI à MSC e a mortalidade. Variáveis com p < 0,05 foram consideradas estatisticamente significativas.

Resultados: Após seguimento máximo de 11,6 anos, 29 dos 52 portadores de RCI (55,8%) faleceram. A mortalidade total, a mortalidade cardiovascular e a mortalidade relacionada ao trauma desta coorte de pacientes não foram significativamente diferentes daquelas encontradas nos 408 pacientes sem RCI (mortalidade total com RCI: 55,8% versus 49,3% sem RCI; p: 0,38).

Conclusões: No fim do seguimento, a mortalidade dos 52 portadores de RCI foi semelhante à observada em uma coorte de pacientes sem RCI. A mortalidade cardiovascular e a relacionada ao trauma também foi semelhante nas duas coortes. (Arq Bras Cardiol. 2020; 114(2):245-253)

Palavras-chave: Massagem Seio Carotídeo/mortalidade; Bradicardia; Síncope; Estimulação Cardíaca Artificial.