Português | Inglês





Pressione Enter para iniciar a Busca.





Volume 113, Nº 3, Setembro 2019

   

DOI: http://www.dx.doi.org/10.5935/abc.20190175

ARTIGO ORIGINAL

Estresse e Consumo Alimentar em Pacientes Hipertensos

Aline Lopes Dalmazo

Claudia Fetter

Silvia Goldmeier

Maria Claudia Irigoyen

Lucia Campos Pellanda

Eduardo Costa Duarte Barbosa

Thais Rodrigues Moreira

Denise Ruttke Dillenburg Osório



Resumo

Fundamento: O estresse é um estado de ameaça ao equilíbrio do organismo, podendo causar alterações biológicas e psicológicas. No paciente hipertenso o estresse pode interferir nos níveis pressóricos e gerar influência nas escolhas alimentares e negligência da dieta.

Objetivo: Este estudo tem como objetivo descrever a relação entre o estresse e consumo alimentar de pacientes hipertensos.

Métodos: Estudo transversal, desenvolvido no Ambulatório de Hipertensão Arterial do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul. Participaram da pesquisa indivíduos hipertensos com idade > 18 anos. Foram coletados dados de pressão arterial, consumo alimentar e medidas antropométricas. As variáveis relacionadas ao estresse foram avaliadas pelo inventário de sintomas de stress para adultos de Lipp (ISSL). Em todas as análises foi considerando um nível de significância 5% (p < 0,05).

Resultados: O número de participantes foi de 100. Houve maior prevalência no sexo feminino (67%), a idade média da população estudada foi 55,87 ± 12,55 anos. Dos participantes, 86% se classificaram em alguma das fases do estresse, sendo que destes, 57% estavam na fase de resistência. Observou-se que não houve correlação entre a presença de estresse (bem como suas fases), níveis pressóricos e consumo alimentar. O consumo de alimentos ricos em lipídios em hipertensos com sintomas de estresse apresentou significância estatística.

Conclusão: Os alimentos ricos em gordura prevaleceram entre as escolhas alimentares nos pacientes com sintomas psicológicos de estresse. Sugere-se mais estudos em relação a alteração do consumo alimentar e níveis pressóricos em relação às fases do estresse. (Arq Bras Cardiol. 2019; 113(3):374-380)

Palavras-chave: Hipertensão; Consumo de Alimentos; Estresse Fisiológico; Gorduras na Dieta/metabolismo; Pesos e Medidas Corporais; Metabolismo.