Português | Inglês





Pressione Enter para iniciar a Busca.





Volume 113, Nº 2, Agosto 2019

   

DOI: http://www.dx.doi.org/10.5935/abc.20190115

ARTIGO ORIGINAL

Respostas Interindividuais à Suplementação Oral de Citrulina Malato na Hipotensão Pós-Exercício em Hipertensos: Uma Análise de 24 Horas

Juliano Casonatto

Daniel Massaharu Enokida

Kamila Grandolfi



Resumo

Fundamento: Estudos demonstraram de maneira persuasiva que a citrulina tem um papel fundamental no sistema arginina‑oxido nítrico, aumentando a biodisponibilidade do óxido nítrico, um importante mediador da vasodilatação periférica.

Objetivo: Analisar a responsividade interindividual da hipotensão pós-exercício após suplementação aguda com citrulina em hipertensos.

Métodos: Quarenta hipertensos foram aleatoriamente designados para um dos quatro grupos experimentais (controleplacebo, controle-citrulina, exercício-placebo e exercício-citrulina). Eles ingeriram placebo ou citrulina malato [CM] (6 gramas). Durante a sessão de exercício, os indivíduos realizaram 40 minutos de caminhada/corrida em esteira a 60‑70% da FC de reserva. Para a sessão de controle, os indivíduos permaneceram sentados em repouso por 40 minutos. A medida da pressão arterial (PA) no consultório foi realizada a cada 10 minutos até completar 60 minutos após a sessão experimental. O dispositivo ambulatorial de PA foi programado para fazer as leituras a cada 20 minutos (tempo de vigília) e a cada 30 minutos (tempo de sono) ao longo de 24 horas de monitoramento. A significância estatística foi definida como p < 0,05.

Resultados: Diferentemente de outros grupos experimentais, não houve “não respondedores” no exercício/citrulina (EC) para “acordado” (PA sistólica e diastólica) e “24 horas” (PA diastólica). Os tamanhos de efeito foram mais consistentes no EC para a resposta sistólica e diastólica da PA ambulatorial. Os efeitos foram “grandes” (> 0,8) para “acordado”, “dormindo”, e para “24 horas” apenas no EC para a PA diastólica.

Conclusão: A suplementação com CM pode aumentar os efeitos hipotensivos pós-exercício em hipertensos. Além disso, a prevalência de “não respondedores” é menor quando associada ao exercício aeróbico e à suplementação com CM. (Arq Bras Cardiol. 2019; 113(2):218-228)

Palavras-chave: Exercício; Hipertensão; Monitoração Ambulatorial da Pressão Arterial; Citrulina; Aminoácidos; Óxido Nítrico; Suplementos Nutricionais.