Português | Inglês





Pressione Enter para iniciar a Busca.





Volume 113, Nº 2, Agosto 2019

   

DOI: http://www.dx.doi.org/10.5935/abc.20190124

ARTIGO ORIGINAL

Qualidade da Orientação Nutricional Intra-hospitalar em Pacientes com IAMcSST das Redes Pública e Privada de Saúde em Sergipe: Registro (VICTIM)

Ticiane Clair Remacre Munareto Lima

Danielle Góes da Silva

Ikaro Daniel de Carvalho Barreto

Jussiely Cunha Oliveira

Laís Costa Souza Oliveira

Larissa Andreline Maia Arcelino

Jeferson Cunha Oliveira

Antônio Carlos Sobral Sousa

José Augusto Soares Barreto Filho



Resumo

Fundamento: A adequação dos hábitos alimentares faz parte das recomendações pós-infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST (IAMcSST); contudo, tem sido pouco explorada a qualidade da orientação nutricional intra-hospitalar nos diferentes serviços de saúde.

Objetivo: Avaliar a qualidade da orientação nutricional intra-hospitalar entre pacientes com IAMcSST nas redes de saúde pública e privada em Sergipe. Métodos: Estudo transversal, com dados do Registro Via Crucis para o Tratamento do Infarto do Miocárdio (VICTIM), realizado de abril a novembro de 2017 com indivíduos com idade ≥ 18 anos, diagnosticados com IAMcSST em um hospital público e três privados. Analisaram-se a ocorrência de orientação nutricional e a sua qualidade com base nas diretrizes atuais e por meio de aplicação de questionários, sendo adotado nível de significância de 0,05.

Resultados: Foram avaliados 188 voluntários, sendo 80,3% do serviço público. Dentre os entrevistados, 57,6% da rede pública e 70,3% da privada receberam orientação nutricional intra-hospitalar (p = 0,191). O registro dessa prática em prontuário foi menor no serviço público (2,6% versus 37,8%; p < 0,001). Verificou-se o predomínio das orientações restritivas, sobretudo de sal e gorduras, 52,3% e 70,3% no público e no privado, respectivamente (p = 0,064). Quanto à inserção de alimentos cardioprotetores, pacientes da rede privada foram mais beneficiados, principalmente quanto ao consumo de frutas e verduras/legumes (48,6% versus 13,2%, p < 0,001). Entre aqueles que receberam orientação, o conhecimento nutricional foi maior no sistema privado (68,2% versus 26,3%, p < 0,001).

Conclusão: A orientação nutricional intra-hospitalar para o IAMcSST em Sergipe apresenta baixa qualidade em ambos os serviços de saúde, sobretudo no público. (Arq Bras Cardiol. 2019; 113(2):260-269)

Palavras-chave: Infarto do Miocárdio com Supradesnível do Segmento ST; Educação em Saúde/métodos; Dieta Saudável; Comportamento de Redução dos Riscos; Disparidades em Assistência à Saúde; Apoio Nutricional; Hospitais Públicos; Hospitais Privados.