Português | Inglês





Pressione Enter para iniciar a Busca.





Volume 112, Nº 6, Junho 2019

   

DOI: http://www.dx.doi.org/10.5935/abc.20190061

ARTIGO ORIGINAL

Desequilíbrio Simpático-Vagal está Associado com Sarcopenia em Pacientes do Sexo Masculino com Insuficiência Cardíaca

Guilherme Wesley Peixoto da Fonseca

Marcelo Rodrigues dos Santos

Francis Ribeiro de Souza

Marcel Jose A. da Costa

Stephan von Haehling

Liliam Takayama

Rosa Maria R. Pereira

Carlos Eduardo Negrão

Stefan D. Anker

Maria Janieire de Nazaré Nunes Alves

Dra. Maria Janieire de Nazaré Nunes Alves e Dr. Guilherme Wesley Peixoto da Fonseca







Figura 2 – Delta da recuperação da frequência cardíaca no primeiro (ΔRFC1) e no segundo (ΔRFC) minuto imediatamente após o teste de esforço máximo. Os valores estão apresentados em mediana e intervalores inferiores e superiores (IC 95%). Os pacientes sarcopênicos apresentaram um RFC mais baixo no primeiro (diferença de 47%) e no segundo minuto (diferença de 40%).





Resumo

Fundamento: Hiperatividade simpática de repouso e uma reativação parassimpática diminuída pós-exercício têm sido descritas em pacientes com insuficiência cardíaca (IC). No entanto, a associação dessas alterações autonômicas em pacientes com IC sarcopênicos ainda não são conhecidas.

Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto da modulação autonômica sobre sarcopenia em pacientes com IC do sexo masculino.

Métodos: Foram estudados 116 pacientes com IC e fração de ejeção ventricular esquerda inferior a 40%. Todos os pacientes foram submetidos ao teste de exercício cardiopulmonar máximo. A frequência cardíaca máxima foi registrada, e o delta de recuperação da frequência cardíaca (ΔRFC) foi avaliado no primeiro e no segundo minuto após o exercício. A atividade nervosa simpática muscular (ANSM) foi registrada por microneurografia. A Absorciometria Radiológica de Dupla Energia foi usada para medir composição cpororal, e a sarcopenia definida como a soma da massa muscular apendicular (MMA) dividida pela altura em metros ao quadrado e força da mão.

Resultados: A sarcopenia foi identificada em 33 pacientes (28%). Os pacientes com sarcopenia apresentaram maior ANSM que aqueles sem sarcopenia – 47 (41-52) vs. 40 (34-48) impulsos (bursts)/min, p = 0,028). Pacientes sarcopênicos apresentaram ΔRFC mais baixo no primeiro [15 (10-21) vs. 22 (16-30) batimentos/min, p < 0,001) e no segundo [25 (19‑39) vs. 35 (24-48) batimentos/min, p = 0,017) minuto que pacientes não sarcopênicos. Observou-se uma correlação positiva entre a MMA e a ANSM (r = -0,29; p = 0,003).

Conclusão: Um desequilíbrio simpático-vagal parece estar associado com sarcopenia em pacientes com IC do sexo masculino. Esses resultados destacam a importância de uma abordagem terapêutica em pacientes com perda muscular e fluxo simpático periférico aumentado. (Arq Bras Cardiol. 2019; 112(6):739-746)

Palavras-chave: Insuficiência Cardíaca; Sarcopenia; Hiperatividade Simpática; Reativação Vagal Embotada.