Português | Inglês





Pressione Enter para iniciar a Busca.





Volume 112, Nº 2, Fevereiro 2019

   

DOI: http://www.dx.doi.org/10.5935/abc.20190011

ARTIGO ORIGINAL

Ponto de Corte para Adesão Satisfatória do Questionário de Restrição de Sódio na Dieta em Pacientes com Insuficiência Cardíaca

Karina Sanches Machado d’Almeida

Sofia Louise Santin Barilli

Gabriela Corrêa Souza

Eneida Rejane Rabelo-Silva





Resumo

Fundamento: A baixa ou a não adesão à redução de sódio na dieta foi identificada como um dos principais fatores causais da insuficiência cardíaca (IC). O Questionário de Restrição de Sódio na Dieta (QRSD) do inglês Dietary Sodium Restriction Questionnaire (DSRQ) identifica fatores que possam interferir na adesão a essa recomendação. No entanto, anda não existe um ponto de corte que estabelece adesão segundo o QRSD.

Objetivos: Identificar o ponto de corte para adesão satisfatória ao QRSD, versão brasileira do DSRQ.

Métodos: Estudo multicêntrico. Foram incluídos pacientes com IC em tratamento ambulatorial (compensados) e aqueles tratados em serviços de emergência por IC aguda (descompensados). Para a definição do ponto de corte, os escores do QRSD foram comparados entre os grupos. A curva ROC foi construída para cada subescala para determinar o melhor ponto de sensibilidade e especificidade em relação à adesão. Adotou-se um nível de significância de 5%.

Resultados: Foram incluídos 206 pacientes compensados e 225 pacientes descompensados. Os pacientes compensados apresentaram escores que indicaram maior adesão em todas as subescalas (p < 0,05). Escores ≥ 40 pontos de um total de 45 para a subescala “atitude e norma subjetiva”; escores ≤ 8 de um total de 20 para a subescala “controle comportamental percebido”; e escores 3 de um total de 15 para “comportamento dependente” foram indicativos de adesão satisfatória.

Conclusões: A avaliação de pacientes com IC atendidos no ambulatório ou na emergência permitiu a determinação dos pontos de corte para adesão satisfatória à restrição dietética de sódio. Países de culturas similares poderiam usar esse mesmo ponto de corte, bem como outros pesquisadores poderiam utilizá-lo como referência para outros estudos. (Arq Bras Cardiol.2019; 112(2):165-170)

Palavras-chave: Insuficiência Cardíaca/fisiopatologia; Sódio na Dieta; Inquéritos e Questionários; Controle Comportamental; Tomada de Decisões; Estudo Multicêntrico.