Português | Inglês





Pressione Enter para iniciar a Busca.





Volume 112, Nº 1, Janeiro 2019

   

DOI: http://www.dx.doi.org/10.5935/abc.20190001

ARTIGO ORIGINAL

Efeitos Sexo-Específicos de Estresse Pré-Natal na Expressão Região Específica de Monoamina Oxidase A e Receptores Adrenérgicos Β no Coração de Ratos

Tanja Jevdjovic

Tamara Dakic

Sonja Kopanja

Iva Lakic

Predrag Vujovic

Nebojsa Jasnic

Jelena Djordjevic

Dra. Tanja Jevdjovic







Figura 1 – Concentrações de ACTH no plasmo materno antes (GD13) e depois (GD21) da exposição ao ECMI durante a gestação. Os dados são expressos em média ± SD, grupo controle (barras brancas, n = 5), grupo estressado (barras pretas, n = 6). No grupo estressado, no GD21, duas amostras foram excluídas devido à hemólise. ***p < 0,001, ANOVA two-way com teste de comparação múltipla de Bonferroni.





Resumo

Fundamento: Estresse pré-natal pode aumentar os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares na idade adulta. Os efeitos cardiotóxicos de catecolaminas são mediados pela estimulação prolongada dos receptores adrenérgicos e pelo aumento do estresse oxidativo após sua degradação pela monoamina oxidase A (MAO-A).

Objetivos: Investigamos os efeitos a longo prazo de estresse pré-natal nos receptores β (1, 2, 3) adrenérgicos e na expressão do gene MAO-A nos corações da prole adulta de ratos.

Método: Ratas prenhes foram expostas a estresse crônico moderado imprevisível durante a terceira semana de gestação. O RNA foi isolado do ápice e da base do ventrículo esquerdo da prole adulta. Utilizou-se PCR quantitativa em tempo real para medir a expressão gênica nas amostras de tecido ventricular coletadas. O nível de significância foi estabelecido em p < 0,05.

Resultados: Foi indetectável o mRNA do receptor adrenérgico β3 no ventrículo esquerdo dos ratos. O receptor adrenérgico β1 foi o subtipo mais expresso no miocárdio ventricular esquerdo apical e basal nas fêmeas controle. A prole masculina das mães não estressadas apresentou níveis cardíacos apicais de mRNA do receptor adrenérgico β1 mais altos do que os de β2. Porém, mRNAs dos receptores adrenérgicos β1 e β2 foram expressos de forma semelhante no miocárdio basal ventricular na prole masculina em geral. Ao contrário da prole masculina, a prole feminina exposta ao estresse pré-natal exibiu uma expressão diminuída do mRNA do receptor adrenérgico β1 no miocárdio apical. O estresse pré-natal não afetou a expressão gênica de MAO-A cardíaca.

Conclusões: Coletivamente, nossos resultados mostram que estresse pré-natal pode ter exercido padrões de expressão região- e sexo-específica dos receptores adrenérgicos β1 e β2 no ventrículo esquerdo. (Arq Bras Cardiol. 2019; 112(1):67-75)

Palavras-chave: Gravidez; Estresse Fisiológico; Estresse Oxidativo; Coração; Catecolaminas; Ratos; Sexo; Feminino; Cardiotoxicidade; Antagonistas dos Receptores B1 B2