Português | Inglês





Pressione Enter para iniciar a Busca.





Volume 110, Nº 3, Março 2018

   

DOI: http://www.dx.doi.org/10.5935/abc.20180025

ARTIGO ORIGINAL

Treinamento Aeróbico Contínuo de Intensidade Moderada Melhora a Contratilidade do Cardiomiócito em Camundongos com Nocaute para o Receptor Β1-Adrenérgico

Aurora Corrêa Rodrigues

Antônio José Natali

Daise Nunes Queiroz da Cunha

Alexandre Jayme Lopes Dantas Costa

Anselmo Gomes de Moura

Miguel Araújo Carneiro-Júnior

Leonardo Bonato Félix

Patrícia Chakur Brum

Thales Nicolau Prímola-Gomes







Figura 1 – Distância total corrida. Valores expressos em médias ± desvio-padrão de oito camundongos em cada grupo. *p < 0,05 vs. grupo WTc; §p < 0,05 vs. grupo WTt; #p < 0,05 vs. grupo β1ARKOc.





Resumo

Fundamento: A falta de receptores β1-adrenérgicos (β1-AR) cardíacos afeta negativamente a regulação de inotropismo e lusitropismo cardíacos, levando, no longo prazo, a insuficiência cardíaca (IC). Recomenda-se exercício aeróbico contínuo de intensidade moderada (EACM) como adjuvante no tratamento de pacientes com IC.

Objetivo: Testar os efeitos do EACM nas propriedades contráteis de miócitos do ventrículo esquerdo (VE) de camundongos com nocaute para o receptor β1-adrenérgico (β1ARKO).

Método: Camundongos machos com 4 a 5 meses de idade, wild-type (WT) e β1ARKO foram divididos em grupos: WT controle (WTc) e treinado (WTt); e β1ARKO controle (β1ARKOc) e treinado (β1ARKOt). Os grupos treinados foram submetidos a regime de EACM (60 min/dia; 60% da velocidade máxima, 5 dias/semana) em esteira rolante, por 8 semanas. Adotou-se p ≤ 0,05 como nível de significância em todas as comparações.

Resultados: Os animais β1ARKO (β1ARKOc + β1ARKOt) correram uma distância maior do que os animais WT (WTc + WTt) (p < 0,05). Os camundongos β1ARKO apresentaram maiores pesos corporal (PC), do coração (PCo) e do ventrículo esquerdo (PVE), assim como PCo/PC e PVE/PC do que os camundongos WT. Entretanto, o EACM não afetou tais parâmetros. Os miócitos do VE de camundongos β1ARKO apresentaram maiores (p < 0,05) amplitude e velocidades de contração e relaxamento do que os dos camundongos WT. Além disso, o EACM aumentou (p < 0,05) a amplitude e as velocidades de contração e relaxamento nos camundongos β1ARKO.

Conclusão: O EACM melhora a contratilidade do miócito do VE de camundongos β1ARKO. Tal achado confirma o valor terapêutico desse tipo de treinamento físico para o tratamento de doenças cardíacas envolvendo dessensibilização ou redução de β1-AR. (Arq Bras Cardiol. 2018; 110(3):256-262)

Palavras-chave: Insuficiência Cardíaca; Exercício; Contração Miocárdica; Miócitos Cardíacos; Antagonistas de Receptores Adrenérgicos beta 1; Camundongos.