Português | Inglês





Pressione Enter para iniciar a Busca.





Volume 110, Nº 3, Março 2018

   

DOI: http://www.dx.doi.org/10.5935/abc.20180024

ARTIGO ORIGINAL

Práticas Esportivas e Risco Cardiovascular em Adolescentes

Carlos Scherr

Leonardo Corrêa Castro Fabiano

Renata Leborato Guerra

Luciano Herman Juacaba Belém

Ana Carolina Gurgel Câmara

Adriana Campos











Resumo

Fundamento: As doenças cardiovasculares são a maior causa de mortes no mundo e muitos eventos poderiam ser evitados por meio de hábitos saudáveis de vida.

Objetivos: Comparar a ocorrência de fatores de risco cardiovascular em adolescentes de escolas públicas do município do Rio de Janeiro, sendo uma delas, modelo em práticas esportivas.

Métodos: Estudo transversal; amostra de conveniência de 422 escolares do Ginásio Experimental Olímpico (GEO) e da Escola Municipal Figueiredo Pimentel (FP). Foi realizada análise descritiva dos dados utilizando média e desvio-padrão (DP) ou mediana e intervalo interquartil para variáveis contínuas (testes t de Student e qui-quadrado para comparação, respectivamente). As modalidades esportivas foram classificadas de acordo com o equivalente metabólico (MET), se abaixo ou acima de 5.

Resultados: duzentos e setenta e quatro alunos eram do GEO e 148 da FP. A média de idade era semelhante – 12,5 ± 1,6 na EMFP e 12,6 ± 0,9 no GEO; 65,5% dos alunos eram do sexo feminino na FP e 43,8% no GEO (p < 0,01). Da amostra geral, 40% apresentaram sobrepeso ou obesidade. Observaram-se diferenças entre a prevalência de hipertensão (20% vs. 6,3%; p < 0,01 nos alunos da FP e do GEO, respectivamente) e de níveis de colesterol total considerados limítrofes (27,7% vs. 17,3%; p = 0,01 na FP e no GEO, respectivamente).

Conclusão: Hipertensão, sobrepeso/obesidade e lipidograma capilar alterado foram muito prevalentes nos adolescentes. Um programa de treinamento esportivo regular com menos interferência alimentar extraescola parece contribuir para um melhor perfil metabólico e menor risco cardiovascular entre estudantes. Ainda, medidas efetivas de saúde pública são necessárias. (Arq Bras Cardiol. 2018; 110(3):248-255)

Palavras-chave: Doenças Cardiovasculares / mortalidade; Fatores de Risco; Adolescente; Obesidade; Hipertensão; Exercício; Serviços Preventivos de Saúde.