Português | Inglês





Pressione Enter para iniciar a Busca.





Volume 110, Nº 2, Fevereiro 2018

   

DOI: http://www.dx.doi.org/10.5935/abc.20180014

ARTIGO ORIGINAL

Transplante Cardíaco por Cardiomiopatia Periparto: Uma Experiência de Centro Único

Nadia Bouabdallaoui

Pierre Demondion

Sylvestre Maréchaux

Shaida Varnous

Guillaume Lebreton

Frédéric Mouquet

Pascal Leprince





Resumo

Fundamento: A cardiomiopatia periparto é uma doença idiopática definida pela ocorrência de insuficiência cardíaca aguda durante a gravidez tardia ou pós-parto na ausência de qualquer outra causa definível. Seu curso clínico é variável e casos graves podem exigir transplante. cardíaco.

Objetivo: Pesquisar os resultados a longo prazo após transplante cardíaco (TC) por cardiomiopatia periparto (CMPP).

Métodos: De uma única série central de 1938 TC, 14 TC foram realizados por CMPP. Foram avaliadas características clínicas, complicações relacionadas ao transplante e resultados a longo prazo, em comparação com 28 controles pareados por gênero. O principal critério de avaliação foi a morte por qualquer causa; os critérios secundários foram complicações relacionadas ao transplante (rejeição, infecção, vasculopatia do aloenxerto cardíaco). Um valor de p < 0,05 foi considerado estatisticamente significante.

Resultados: As pacientes com CMPP e controles pareados foram comparáveis para a maioria das variáveis (todos os valores de p > 0,05), exceto para um maior uso de inotrópicos no momento do TC no grupo CMPP (p = 0,03). Durante um seguimento médio de 7,7 anos, 16 pacientes morreram, 3 (21,5%) no grupo CMPP e 13 (46,5%) no grupo controle. A mortalidade foi significativamente menor no grupo CMPP (p = 0,03). Não foram encontradas diferenças significativas em termos de complicações relacionadas ao transplante (p> 0,05).

Conclusões: Os resultados a longo prazo após TC para CMPP são favoráveis. O transplante cardíaco é uma opção valiosa para pacientes com CMPP que não se recuperaram significativamente sob tratamento médico. (Arq Bras Cardiol. 2018; 110(2):181-187)

Palavras-chave: Insuficiência Cardíaca; Cardiomiopatias / mortalidade; Período Periparto; Transplante de Coração; Rejeição de Enxerto / mortalidade.