Português | Inglês





Pressione Enter para iniciar a Busca.





Volume 31, Nº 4, Julho e Agosto 2018

   

DOI: http://www.dx.doi.org/10.5935/2359-4802.20180031

ARTIGO ORIGINAL

Prevalência de Doença Arterial Periférica e Fatores de Risco Associados em uma População Rural Brasileira: Estudo Corações de Baependi

Rafael de Oliveira Alvim

Fernando Augusto Lavezzo Dias

Camila Maciel de Oliveira

Andréa Roseli Vançan Russo Horimoto

Anderson Zampier Ulbrich

José Eduardo Krieger

Alexandre da Costa Pereira





Resumo

Fundamentos: A identificação da doença arterial periférica (DAP) pode atenuar a progressão e suas complicações adicionais, uma vez que a DAP é um fator de risco para mortalidade geral e cardiovascular.

Objetivo: Avaliar a prevalência de DAP na população do Estudo Corações de Baependi e investigar fatores de risco associados em diferentes grupos etários.

Métodos: Foram selecionados 1.627 indivíduos (ambos os sexos e idade entre 18 e 102 anos) residentes no município de Baependi (Minas Gerais, Brasil). Os parâmetros antropométricos e bioquímicos foram avaliados por meio de protocolos padrões. O nível de atividade física foi determinado pelo Questionário Internacional de Atividade Física - Versão Curta (IPAQ-SF). A triagem da DAP foi realizada pelo índice tornozelo-braço (ITB). O nível de significância estatística adotado nas análises foi de 5%.

Resultados: Na população total, a prevalência de DAP foi de 1,05% e atingiu 5,2% após os 70 anos de idade. A frequência e intensidade do tabagismo foram maiores nos indivíduos com DAP. Uma história prévia de infarto do miocárdio e maior prevalência de hipertensão, diabetes, obesidade e sedentarismo também estiveram associados à DAP. Além disso, a DAP foi mais frequente em negros que em brancos. Após análise multivariada, a idade, diabetes, tabagismo e inatividade física permaneceram independentemente associados à DAP.

Conclusão: A prevalência de DAP foi baixa e claramente aumentou com a idade em nossa amostra de uma população rural brasileira. Além disso, os principais fatores de risco para DAP foram tabagismo, sedentarismo, diabetes e idade. (Int J Cardiovasc Sci. 2018;31(4)405-413)

Palavras-chave: Doença Arterial Periférica / prevalência, Fatores de Risco, População Rural, Tabagismo, Índice Tornozelo-Braço.