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Normas para Publicação

 

POR QUE PUBLICAR NA REVISTA IJCS?

• O International Journal of Cardiovascular Sciences (IJCS) tem o papel de complementar a Revista ABC Cardiol na representação da produção científica nacional. A publicação no IJCS é de livre acesso para os leitores e nenhuma taxa de publicação é cobrada dos autores;
• Missão: Publicação de manuscritos científicos sobre temas cardiovasculares com ênfase em artigos originais, que contemplem aspectos de epidemiologia, estudos multidisciplinares, avaliações de qualidade assistencial, desenhos de ensaios clínicos e trabalhos de centros únicos e multicêntricos, contribuindo para a divulgação da produção científica no âmbito das ciências cardiovasculares;
• Está indexada no LILACS e no SciELO;
• Publicada na versão em inglês GRATUITAMENTE (open acess), no endereço eletrônico da SBC (http://www.onlineijcs.org), da SciELO (www.scielo.br) permanecendo à disposição da comunidade internacional;
• Os autores não são submetidos à taxa de submissão de artigos e de avaliação;
• O IJCS é favorável à Ciência Aberta.
• O IJCS aceita artigo Preprint.


Ciência Aberta

A expressão ciência aberta (open science) faz referência a um modelo de prática científica em consonância com a evolução digital que propõe a disponibilização das informações em rede, de forma oposta à pesquisa fechada dos laboratórios.1 A prática da ciência aberta envolve a publicação dos dados das pesquisas, o aceleramento dos processos editoriais e de comunicação por meio da publicação contínua dos artigos e adoção de Preprints, maximização da transparência nos processos de avaliação e fluxos de comunicação, e a busca por sistemas mais abrangentes para a avaliação de artigos e periódicos.2,3


Preprint

Um Preprint é um manuscrito científico completo que é depositado pelos autores em um servidor público. O Preprint contém dados e metodologias completos. Este é publicado na Web dentro de aproximadamente um dia, sem passar por avaliação pelos pares e pode ser visualizado gratuitamente por qualquer pessoa no mundo, em plataformas hoje desenvolvidas para este propósito, permitindo que os cientistas controlem diretamente a disseminação de seu trabalho na comunidade científica mundial. Na maioria dos casos, o mesmo trabalho publicado como Preprint também é submetido para avaliação por pares em um periódico. Assim, os Preprints (não validados através de peer-review) e a publicação de periódicos (validados por meio de peer review) funcionam em paralelo como um sistema de comunicação para a pesquisa científica.4,5
Depositar um manuscrito em uma plataforma de Preprints, como o Peerage of Science, o arXiv, a PLoS e a Nature Precedings, não é considerado publicação duplicada. A revista IJCS também aceitará manuscritos que foram publicados em site pessoal ou institucional de um autor. Teses acadêmicas em domínio público, de acordo com as diretrizes da instituição que cursou, também será considerado pelA revista IJCS.

A revistA revista IJCS procura manter sua plataforma e regras em constante atualização, caminhando em conjunto com as tendências da publicação científica moderna. Aceitamos hoje os Preprints e o uso de plataformas open science como uma maneira de incentivar a comunicação entre os autores.

Fontes:
1. https://pt.wikipedia.org/wiki/ Ci%C3%AAncia_aberta
2. https://www.cienciaaberta.net/
3. http://www.ciencia-aberta.pt/sobre-ciencia-aberta
4. http://blog.scielo.org/blog/ 2017/02/22/scielo-preprints-a-caminho/#.Wt3U2IjwY2w
5. http://asapbio.org/preprint-info




CONSTRUÇÃO DO ARTIGO

TIPOS DE ARTIGOS

Artigo Original: A revista IJCS aceita todos os tipos de pesquisa original na área cardiovascular, incluindo pesquisas em seres humanos e pesquisa experimental. Os ensaios clínicos devem seguir recomendações específicas (clique aqui para saber mais). Observação: Análises sistemáticas e metanálises são consideradas como artigo original, e não revisões.

Revisão: Os editores formulam convites para a maioria das revisões. No entanto, trabalhos de alto nível, realizados por autores ou grupos com histórico de publicações na área serão bem-vindos. Não serão aceitos, nessa seção, trabalhos cujo autor principal não tenha vasto currículo acadêmico ou de publicações, verificado através do sistema Lattes (CNPQ), Pubmed ou SciELO. Observação: Análises sistemáticas e metanálises são consideradas como artigo original, e não revisões.

Ponto de Vista: Apresenta uma posição ou opinião dos autores a respeito de um tema científico específico. Esta posição ou opinião deve estar adequadamente fundamentada na literatura ou em sua experiência pessoal, aspectos que serão a base do parecer a ser emitido.

Relato de Caso: Casos que incluam descrições originais de observações clínicas, ou que representem originalidade de um diagnóstico ou tratamento, ou que ilustrem situações pouco frequentes na prática clínica e que mereçam uma maior compreensão e atenção por parte dos cardiologistas.

Comunicação Breve: Experiências originais cuja relevância para o conhecimento do tema justifique a apresentação de dados iniciais de pequenas séries, ou dados parciais de ensaios clínicos.

Editorial: Assuntos ou artigos abordados criticamente por especialista da área. Todos os editoriais da revista IJCS são feitos através de convite. Não serão aceitos editoriais enviados espontaneamente.

Carta ao Editor: Correspondências de conteúdo científico relacionadas a artigos publicados na revista IJCS e avaliadas para publicação dois meses antes. Os autores do artigo original citado serão convidados a responder.



ORGANIZAÇÃO DOS ARTIGOS E NORMAS TÉCNICAS

• Idioma:
O IJCS é uma publicação em inglês. Os artigos devem ser submetidos em inglês.
Artigos em português, indicados pela revista Arquivos Brasileiros de Cardiologia para publicação no IJCS poderão ser traduzidos pela SBC ou ser de responsabilidade do autor.
Informações para a tradução (clique aqui para saber mais).

• Ordenação:
Importante: Os textos devem ser editados em processador de texto (exemplo: Word da Microsoft®, Google Docs®, Writer®).

1- Página de título
• Deve conter o título completo do trabalho de maneira concisa e descritiva em português.
• Deve conter o título completo em inglês.
• Deve conter o título resumido (com até 50 caracteres, incluindo espaços) para ser utilizado no cabeçalho das demais páginas do artigo.
• Devem ser incluídos de três a cinco descritores (palavras-chave), assim como a respectiva tradução para as keywords (descriptors). As palavras-chave devem ser consultadas nos sites: http://decs.bvs.br/, que contém termos em português, espanhol e inglês ou www.nlm.nih.gov/mesh, para termos somente em inglês.
• Deve informar o número de palavras do manuscrito (word-count).

2- Resumo
• Resumo de até 250 palavras.
• Estruturado em cinco seções:
Fundamento (racional para o estudo);
Objetivos;
Métodos (breve descrição da metodologia empregada);
Resultados (apenas os principais e mais significativos);
Conclusões (frase(s) sucinta(s) com a interpretação dos dados).

• Solicita-se não citar referências no resumo.
• Solicita-se incluir números absolutos dos resultados juntamente com a sua significância estatística comprovada através do valor do p, % e outros métodos de análise. Não serão aceitos dados sem significância estatística devidamente comprovada, por exemplo: “a medida aumentou, diminuiu” etc.).

3- Corpo do artigo:
Deve ser dividido em cinco seções: introdução, métodos, resultados, discussão e conclusões.

• Introdução: Sugerimos não ultrapassar 350 palavras.
Faça uma descrição dos fundamentos e do racional do estudo, justificando com base na literatura e destacando a lacuna científica do qual o levou a fazer a investigação e o porquê.
No último parágrafo, dê ênfase aos objetivos do estudo, primários e secundários, baseados na lacuna científica a ser investigada.

• Métodos: Descreva detalhadamente como foram selecionados os sujeitos da pesquisa observacional ou experimental (pacientes ou animais de experimentação, incluindo o grupo controle, quando houver), incluindo idade e sexo.
A definição de raças deve ser utilizada quando for possível e deve ser feita com clareza e quando for relevante para o tema explorado.
Identifique os equipamentos e reagentes utilizados (incluindo nome do fabricante, modelo e país de fabricação, quando apropriado) e dê detalhes dos procedimentos e técnicas utilizados de modo a permitir que outros investigadores possam reproduzir os seus dados.
Descreva os métodos empregados em detalhes, informando para que foram usados e suas capacidades e limitações.
Descreva todas as drogas e fármacos utilizados, doses e vias de administração.
Descreva o protocolo utilizado (intervenções, desfechos, métodos de alocação, mascaramento e análise estatística).
Em caso de estudos em seres humanos, indique se o trabalho foi aprovado por um Comitê de Ética em Pesquisa, se os pacientes assinaram os termo de consentimento livre e esclarecido e se está em conformidade com o descrito na resolução 466/2012.
Descreva os métodos estatísticos (clique aqui para informações sobre análise estatística) utilizados para obtenção dos resultados e justifique.

• Resultados: Exibidos com clareza, devem estar apresentados subdivididos em itens, quando possível, e apoiados em número moderado de gráficos, tabelas, quadros e figuras.
Evitar a redundância ao apresentar os dados, como no corpo do texto e em tabelas.
É de extrema importância que a sua significância estatística seja devidamente comprovada.

• Discussão: Relaciona-se diretamente ao tema proposto quando analisado à luz da literatura, salientando aspectos novos e importantes do estudo, suas implicações e limitações. A comparação com artigos previamente publicados no mesmo campo de investigação é um ponto importante, salientando quais são as novidades trazidas pelos resultados do estudo atual e suas implicações clínicas ou translacionais. O último parágrafo deve expressar conclusões ou, se pertinentes, recomendações e implicações clínicas.

• Conclusões: Devem responder diretamente aos objetivos propostos no estudo e serem estritamente baseadas nos dados. Conclusões que não encontrem embasamento definitivo nos resultados apresentados no artigo podem levar à não aceitação direta do artigo no processo de revisão. Frases curtas e objetivas devem condensar os principais achados do artigo, baseados nos resultados.

Consulte as informações sobre artigo original de pesquisas clínicas/ensaios clínicos.


4- Agradecimentos
• Devem vir após o texto. Nesta seção, é possível agradecer a todas as fontes de apoio ao projeto de pesquisa, assim como contribuições individuais.
• Cada pessoa citada na seção de agradecimentos deve enviar uma carta autorizando a inclusão do seu nome, uma vez que pode implicar em endosso dos dados e conclusões.
• Não é necessário consentimento por escrito de membros da equipe de trabalho, ou colaboradores externos, desde que o papel de cada um esteja descrito nos agradecimentos.


5- Figuras e Tabelas
• O número de tabelas e figuras indicados para este tipo de artigo pode ser encontrado ao acessar o quadro resumido.
• Tabelas: Numeradas por ordem de aparecimento e adotadas quando necessário à compreensão do trabalho. As tabelas não deverão conter dados previamente informados no texto. Indique os marcadores de rodapé na seguinte ordem: *, †, ‡, §, //,¶, #, **, ††, etc. As tabelas devem ser editadas em Word ou programa similar.
Orientamos os autores que utilizem os padrões de tabelas e figuras adotados pela ABNT. Conforme normas, a tabela deve ter formatação aberta, ter a sua identificação pelo número e pelo título, que devem vir acima da tabela, a fonte, mesmo que seja o próprio autor, abaixo.
• Figuras: Devem apresentar boa resolução para serem avaliadas pelos revisores. Conforme normas da ABNT, as ilustrações devem apresentar palavra designativa, o número de acordo com a ordem que aparece no texto, e o título acima da imagem. Abaixo, a fonte. As abreviações usadas nas ilustrações devem ser explicitadas nas legendas.
É desejável que a figura 1 seja a que melhor resume os dados principais do artigo, ou seja, uma ilustração central dos resultados do artigo. Pode-se usar montagens de imagens.
As figuras e ilustrações devem ser anexados em arquivos separados, na área apropriada do sistema, com extensão JPEG, PNG ou TIFF.
• Imagens e vídeos: Os artigos aprovados que contenham exames (exemplo: ecocardiograma e filmes de cinecoronariografia) devem ser enviados através do sistema de submissão de artigos como imagens em movimento no formato MP4.


6- Referências bibliográficas
• A revista IJCS adota as Normas de Vancouver – Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journal (www.icmje.org).
• As referências devem ser citadas numericamente, por ordem de aparecimento no texto, e apresentadas em sobrescrito.
• Se forem citadas mais de duas referências em sequência, apenas a primeira e a última devem ser digitadas, separadas por um traço (Exemplo: 5-8).
• Em caso de citação alternada, todas as referências devem ser digitadas, separadas por vírgula (Exemplo: 12, 19, 23). As abreviações devem ser definidas na primeira aparição no texto.
• As referências devem ser alinhadas à esquerda.
• Comunicações pessoais e dados não publicados não devem ser incluídos na lista de referências, mas apenas mencionados no texto e em nota de rodapé na página em que é mencionado.
• Citar todos os autores da obra se houver seis autores ou menos, ou apenas os seis primeiros seguidos de et al., se houver mais de seis autores.
• As abreviações da revista devem estar em conformidade com o Index Medicus/Medline – na publicação List of Journals Indexed in Index Medicus ou por meio do site http://locatorplus.gov/.
• Só serão aceitas citações de revistas indexadas. Os livros citados deverão possuir registro ISBN (International Standard Book Number).
• Resumos apresentados em congressos (abstracts) só serão aceitos até dois anos após a apresentação e devem conter na referência o termo “resumo de congresso” ou “abstract”.
• O número de referências indicado para cada tipo de artigo pode ser encontrada no quadro resumido.
• Política de valorização: Os editores estimulam a citação de artigos publicados na revista IJCS e oriundos da comunidade científica nacional.


7- Type of study
• Os autores devem estar em conformidade com as seguintes recomendações para publicação de artigos originais (mais informações na seção Tipos de estudos)
• Artigos observacionais: STROBE
• Ensaios clínicos: CONSORT
• Testes de precisão diagnóstica
• Revisão sistemática e metanálise: PRISMA
• Relato de caso: CARE

1- Página de título

• Deve conter o título completo do trabalho de maneira concisa e descritiva em português. • Deve conter o título completo em inglês.
• Deve conter o título resumido (com até 50 caracteres, incluindo espaços) para ser utilizado no cabeçalho das demais páginas do artigo.
• Devem ser incluídos de três a cinco descritores (palavras-chave), assim como a respectiva tradução para as keywords (descriptors). As palavras-chave devem ser consultadas nos sites: http://decs.bvs.br/, que contém termos em português, espanhol e inglês ou www.nlm.nih.gov/mesh, para termos somente em inglês.
• Deve informar o número de palavras do manuscrito (word-count).

2- Resumo: Não existe uma estruturação específica, deve-se respeitar o limite de 250 palavras.

3- Corpo do artigo: Não existe uma estruturação específica. Deve-se respeitar o limite de palavras.

4- Agradecimentos
• Devem vir após o texto. Nesta seção, é possível agradecer a todas as fontes de apoio, assim como contribuições individuais.
• Cada pessoa citada na seção de agradecimentos deve enviar uma carta autorizando a inclusão do seu nome, uma vez que pode implicar em endosso dos dados e conclusões.
• Não é necessário consentimento por escrito de membros da equipe de trabalho, ou colaboradores externos, desde que o papel de cada um esteja descrito nos agradecimentos.

5- Figuras e tabelas
• O número de tabelas e figuras indicados para este tipo de artigo pode ser encontrado ao acessar o quadro resumido. Acesso à tabela em excel.
• Tabelas: Numeradas por ordem de aparecimento e adotadas quando necessário à compreensão do trabalho. As tabelas não deverão conter dados previamente informados no texto. Indique os marcadores de rodapé na seguinte ordem: *, †, ‡, §, //,¶, #, **, ††, etc. As tabelas devem ser editadas em Word ou programa similar.
Orientamos os autores que utilizem os padrões de tabelas e figuras adotados pela ABNT. Conforme normas, a tabela deve ter formatação aberta, ter a sua identificação pelo número e pelo título, que devem vir acima da tabela, a fonte, mesmo que seja o próprio autor, abaixo.
• Figuras: Devem apresentar boa resolução para serem avaliadas pelos revisores. Conforme normas da ABNT, as ilustrações devem apresentar palavra designativa, o número de acordo com a ordem que aparece no texto, e o título acima da imagem. Abaixo, a fonte. As abreviações usadas nas ilustrações devem ser explicitadas nas legendas.
É desejável que a figura 1 seja a que melhor resume os dados principais do artigo, ou seja, uma ilustração central dos resultados do artigo. Pode-se usar montagens de imagens.
As figuras e ilustrações devem ser anexados em arquivos separados, na área apropriada do sistema, com extensão JPEG, PNG ou TIFF.
• Imagens e vídeos: Os artigos aprovados que contenham exames (exemplo: ecocardiograma e filmes de cinecoronariografia) devem ser enviados através do sistema de submissão de artigos como imagens em movimento no formato MP4.

6- Referências bibliográficas
• A revista IJCS adota as Normas de Vancouver – Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journal (www.icmje.org).
• As referências devem ser citadas numericamente, por ordem de aparecimento no texto, e apresentadas em sobrescrito.
• Se forem citadas mais de duas referências em sequência, apenas a primeira e a última devem ser digitadas, separadas por um traço (Exemplo: 5-8).
• Em caso de citação alternada, todas as referências devem ser digitadas, separadas por vírgula (Exemplo: 12, 19, 23). As abreviações devem ser definidas na primeira aparição no texto.
• As referências devem ser alinhadas à esquerda.
• Comunicações pessoais e dados não publicados não devem ser incluídos na lista de referências, mas apenas mencionados no texto e em nota de rodapé na página em que é mencionado.
• Citar todos os autores da obra se houver seis autores ou menos, ou apenas os seis primeiros seguidos de et al., se houver mais de seis autores.
• As abreviações da revista devem estar em conformidade com o Index Medicus/Medline – na publicação List of Journals Indexed in Index Medicus ou por meio do site http://locatorplus.gov/.
• Só serão aceitas citações de revistas indexadas. Os livros citados deverão possuir registro ISBN (International Standard Book Number).
• Resumos apresentados em congressos (abstracts) só serão aceitos até dois anos após a apresentação e devem conter na referência o termo “resumo de congresso” ou “abstract”.
• O número de referências indicado para cada tipo de artigo pode ser encontrada no quadro resumido.
• Política de valorização: Os editores estimulam a citação de artigos publicados na revista IJCS e oriundos da comunidade científica nacional.

1- Página de título
• Deve conter o título completo do trabalho de maneira concisa e descritiva em português.
• Deve conter o título completo em inglês.
• Deve conter o título resumido (com até 50 caracteres, incluindo espaços) para ser utilizado no cabeçalho das demais páginas do artigo.
• Devem ser incluídos de três a cinco descritores (palavras-chave), assim como a respectiva tradução para as keywords (descriptors). As palavras-chave devem ser consultadas nos sites: http://decs.bvs.br/, que contém termos em português, espanhol e inglês ou www.nlm.nih.gov/mesh, para termos somente em inglês.
• Deve informar o número de palavras do manuscrito (word-count).

2- Corpo do artigo: Não existe uma estruturação específica. Deve-se respeitar o limite de palavras.
3- Agradecimentos:
• Devem vir após o texto. Nesta seção, é possível agradecer a todas as fontes de apoio, assim como contribuições individuais.
• Cada pessoa citada na seção de agradecimentos deve enviar uma carta autorizando a inclusão do seu nome, uma vez que pode implicar em endosso dos dados e conclusões.
• Não é necessário consentimento por escrito de membros da equipe de trabalho, ou colaboradores externos, desde que o papel de cada um esteja descrito nos agradecimentos.

4- Figuras e tabelas
• O número de tabelas e figuras indicados para este tipo de artigo pode ser encontrado ao acessar o quadro resumido.
• Tabelas: Numeradas por ordem de aparecimento e adotadas quando necessário à compreensão do trabalho. As tabelas não deverão conter dados previamente informados no texto. Indique os marcadores de rodapé na seguinte ordem: *, †, ‡, §, //,¶, #, **, ††, etc. As tabelas devem ser editadas em Word ou programa similar.
Orientamos os autores que utilizem os padrões de tabelas e figuras adotados pela ABNT. Conforme normas, a tabela deve ter formatação aberta, ter a sua identificação pelo número e pelo título, que devem vir acima da tabela, a fonte, mesmo que seja o próprio autor, abaixo.
• Figuras: Devem apresentar boa resolução para serem avaliadas pelos revisores. Conforme normas da ABNT, as ilustrações devem apresentar palavra designativa, o número de acordo com a ordem que aparece no texto, e o título acima da imagem. Abaixo, a fonte. As abreviações usadas nas ilustrações devem ser explicitadas nas legendas.
É desejável que a figura 1 seja a que melhor resume os dados principais do artigo, ou seja, uma ilustração central dos resultados do artigo. Pode-se usar montagens de imagens.
As figuras e ilustrações devem ser anexados em arquivos separados, na área apropriada do sistema, com extensão JPEG, PNG ou TIFF.
• Imagens e vídeos: Os artigos aprovados que contenham exames (exemplo: ecocardiograma e filmes de cinecoronariografia) devem ser enviados através do sistema de submissão de artigos como imagens em movimento no formato MP4.

5- Referências bibliográficas
• A revista IJCS adota as Normas de Vancouver – Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journal (www.icmje.org).
• As referências devem ser citadas numericamente, por ordem de aparecimento no texto, e apresentadas em sobrescrito.
• Se forem citadas mais de duas referências em sequência, apenas a primeira e a última devem ser digitadas, separadas por um traço (Exemplo: 5-8).
• Em caso de citação alternada, todas as referências devem ser digitadas, separadas por vírgula (Exemplo: 12, 19, 23). As abreviações devem ser definidas na primeira aparição no texto.
• As referências devem ser alinhadas à esquerda.
• Comunicações pessoais e dados não publicados não devem ser incluídos na lista de referências, mas apenas mencionados no texto e em nota de rodapé na página em que é mencionado.
• Citar todos os autores da obra se houver seis autores ou menos, ou apenas os seis primeiros seguidos de et al., se houver mais de seis autores.
• As abreviações da revista devem estar em conformidade com o Index Medicus/Medline – na publicação List of Journals Indexed in Index Medicus ou por meio do site http://locatorplus.gov/.
• Só serão aceitas citações de revistas indexadas. Os livros citados deverão possuir registro ISBN (International Standard Book Number).
• Resumos apresentados em congressos (abstracts) só serão aceitos até dois anos após a apresentação e devem conter na referência o termo “resumo de congresso” ou “abstract”.
• O número de referências indicado para cada tipo de artigo pode ser encontrada no quadro resumido.
• Política de valorização: Os editores estimulam a citação de artigos publicados na revista IJCS e oriundos da comunidade científica nacional.

1- Página de título
• Deve conter o título completo do trabalho de maneira concisa e descritiva em português.
• Deve conter o título completo em inglês.
• Deve conter o título resumido (com até 50 caracteres, incluindo espaços) para ser utilizado no cabeçalho das demais páginas do artigo.
• Devem ser incluídos de três a cinco descritores (palavras-chave), assim como a respectiva tradução para as keywords (descriptors). As palavras-chave devem ser consultadas nos sites: http://decs.bvs.br/, que contém termos em português, espanhol e inglês ou www.nlm.nih.gov/mesh, para termos somente em inglês.
• Deve informar o número de palavras do manuscrito (word-count).

2- Relato do Caso: Não existe uma estruturação específica. Sugerimos conter hipóteses diagnósticas, o descritivo dos métodos, uma conclusão com o desfecho do caso, a relevância e a mensagem final. Deve-se respeitar o limite de palavras.

3- Agradecimentos:
• Devem vir após o texto. Nesta seção, é possível agradecer a todas as fontes de apoio, assim como contribuições individuais.
• Cada pessoa citada na seção de agradecimentos deve enviar uma carta autorizando a inclusão do seu nome, uma vez que pode implicar em endosso dos dados e conclusões.
• Não é necessário consentimento por escrito de membros da equipe de trabalho, ou colaboradores externos, desde que o papel de cada um esteja descrito nos agradecimentos.

4- Figuras e tabelas
• O número de tabelas e figuras indicados para este tipo de artigo pode ser encontrado ao acessar o quadro resumido.
• Tabelas: Numeradas por ordem de aparecimento e adotadas quando necessário à compreensão do trabalho. As tabelas não deverão conter dados previamente informados no texto. Indique os marcadores de rodapé na seguinte ordem: *, †, ‡, §, //,¶, #, **, ††, etc. As tabelas devem ser editadas em Word ou programa similar.
Orientamos os autores que utilizem os padrões de tabelas e figuras adotados pela ABNT. Conforme normas, a tabela deve ter formatação aberta, ter a sua identificação pelo número e pelo título, que devem vir acima da tabela, a fonte, mesmo que seja o próprio autor, abaixo.
• Figuras: Devem apresentar boa resolução para serem avaliadas pelos revisores. Conforme normas da ABNT, as ilustrações devem apresentar palavra designativa, o número de acordo com a ordem que aparece no texto, e o título acima da imagem. Abaixo, a fonte. As abreviações usadas nas ilustrações devem ser explicitadas nas legendas.
É desejável que a figura 1 seja a que melhor resume os dados principais do artigo, ou seja, uma ilustração central dos resultados do artigo. Pode-se usar montagens de imagens.
As figuras e ilustrações devem ser anexados em arquivos separados, na área apropriada do sistema, com extensão JPEG, PNG ou TIFF.
• Imagens e vídeos: Os artigos aprovados que contenham exames (exemplo: ecocardiograma e filmes de cinecoronariografia) devem ser enviados através do sistema de submissão de artigos como imagens em movimento no formato MP4.

5- Referências bibliográficas
• A revista IJCS adota as Normas de Vancouver – Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journal (www.icmje.org).
• As referências devem ser citadas numericamente, por ordem de aparecimento no texto, e apresentadas em sobrescrito.
• Se forem citadas mais de duas referências em sequência, apenas a primeira e a última devem ser digitadas, separadas por um traço (Exemplo: 5-8).
• Em caso de citação alternada, todas as referências devem ser digitadas, separadas por vírgula (Exemplo: 12, 19, 23). As abreviações devem ser definidas na primeira aparição no texto.
• As referências devem ser alinhadas à esquerda.
• Comunicações pessoais e dados não publicados não devem ser incluídos na lista de referências, mas apenas mencionados no texto e em nota de rodapé na página em que é mencionado.
• Citar todos os autores da obra se houver seis autores ou menos, ou apenas os seis primeiros seguidos de et al., se houver mais de seis autores.
• As abreviações da revista devem estar em conformidade com o Index Medicus/Medline – na publicação List of Journals Indexed in Index Medicus ou por meio do site http://locatorplus.gov/
• Só serão aceitas citações de revistas indexadas. Os livros citados deverão possuir registro ISBN (International Standard Book Number).
• Resumos apresentados em congressos (abstracts) só serão aceitos até dois anos após a apresentação e devem conter na referência o termo “resumo de congresso” ou “abstract”.
• O número de referências indicado para cada tipo de artigo pode ser encontrada no quadro resumido.
• Política de valorização: Os editores estimulam a citação de artigos publicados na revista IJCS e oriundos da comunidade científica nacional.

1- Página de título
• Deve conter o título completo do trabalho de maneira concisa e descritiva em português.
• Deve conter o título completo em inglês.
• Deve conter o título resumido (com até 50 caracteres, incluindo espaços) para ser utilizado no cabeçalho das demais páginas do artigo.
• Devem ser incluídos de três a cinco descritores (palavras-chave), assim como a respectiva tradução para as keywords (descriptors). As palavras-chave devem ser consultadas nos sites: http://decs.bvs.br/, que contém termos em português, espanhol e inglês ou www.nlm.nih.gov/mesh, para termos somente em inglês.
• Deve informar o número de palavras do manuscrito (word-count).

2- Resumo: Não existe uma estruturação específica. Deve-se respeitar o limite de 250 palavras

3- Corpo do artigo: Não existe uma estruturação específica. Deve-se respeitar o limite de palavras. O texto deve conter dados ou experimentos iniciais de uma Invest. Científica.

4- Agradecimentos:
• Devem vir após o texto. Nesta seção, é possível agradecer a todas as fontes de apoio, assim como contribuições individuais.
• Cada pessoa citada na seção de agradecimentos deve enviar uma carta autorizando a inclusão do seu nome, uma vez que pode implicar em endosso dos dados e conclusões.
• Não é necessário consentimento por escrito de membros da equipe de trabalho, ou colaboradores externos, desde que o papel de cada um esteja descrito nos agradecimentos.

5- Figuras e tabelas
• O número de tabelas e figuras indicados para este tipo de artigo pode ser encontrado ao acessar o quadro resumido.
• Tabelas: Numeradas por ordem de aparecimento e adotadas quando necessário à compreensão do trabalho. As tabelas não deverão conter dados previamente informados no texto. Indique os marcadores de rodapé na seguinte ordem: *, †, ‡, §, //,¶, #, **, ††, etc. As tabelas devem ser editadas em Word ou programa similar.
Orientamos os autores que utilizem os padrões de tabelas e figuras adotados pela ABNT. Conforme normas, a tabela deve ter formatação aberta, ter a sua identificação pelo número e pelo título, que devem vir acima da tabela, a fonte, mesmo que seja o próprio autor, abaixo.
• Figuras: Devem apresentar boa resolução para serem avaliadas pelos revisores. Conforme normas da ABNT, as ilustrações devem apresentar palavra designativa, o número de acordo com a ordem que aparece no texto, e o título acima da imagem. Abaixo, a fonte. As abreviações usadas nas ilustrações devem ser explicitadas nas legendas.
É desejável que a figura 1 seja a que melhor resume os dados principais do artigo, ou seja, uma ilustração central dos resultados do artigo. Pode-se usar montagens de imagens.
As figuras e ilustrações devem ser anexados em arquivos separados, na área apropriada do sistema, com extensão JPEG, PNG ou TIFF.
• Imagens e vídeos: Os artigos aprovados que contenham exames (exemplo: ecocardiograma e filmes de cinecoronariografia) devem ser enviados através do sistema de submissão de artigos como imagens em movimento no formato MP4.

6- Referências bibliográficas
• A revista IJCS adota as Normas de Vancouver – Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journal (www.icmje.org).
• As referências devem ser citadas numericamente, por ordem de aparecimento no texto, e apresentadas em sobrescrito.
• Se forem citadas mais de duas referências em sequência, apenas a primeira e a última devem ser digitadas, separadas por um traço (Exemplo: 5-8).
• Em caso de citação alternada, todas as referências devem ser digitadas, separadas por vírgula (Exemplo: 12, 19, 23). As abreviações devem ser definidas na primeira aparição no texto.
• As referências devem ser alinhadas à esquerda.
• Comunicações pessoais e dados não publicados não devem ser incluídos na lista de referências, mas apenas mencionados no texto e em nota de rodapé na página em que é mencionado.
• Citar todos os autores da obra se houver seis autores ou menos, ou apenas os seis primeiros seguidos de et al., se houver mais de seis autores.
• As abreviações da revista devem estar em conformidade com o Index Medicus/Medline – na publicação List of Journals Indexed in Index Medicus ou por meio do site http://locatorplus.gov/.
• Só serão aceitas citações de revistas indexadas. Os livros citados deverão possuir registro ISBN (International Standard Book Number).
• Resumos apresentados em congressos (abstracts) só serão aceitos até dois anos após a apresentação e devem conter na referência o termo “resumo de congresso” ou “abstract”.
• O número de referências indicado para cada tipo de artigo pode ser encontrada no quadro resumido.
• Política de valorização: Os editores estimulam a citação de artigos publicados na revista IJCS e oriundos da comunidade científica nacional.

1- Página de título
• Deve conter o título completo do trabalho de maneira concisa e descritiva em português.
• Deve conter o título completo em inglês.
• Deve conter o título resumido (com até 50 caracteres, incluindo espaços) para ser utilizado no cabeçalho das demais páginas do artigo.
• Devem ser incluídos de três a cinco descritores (palavras-chave), assim como a respectiva tradução para as keywords (descriptors). As palavras-chave devem ser consultadas nos sites: http://decs.bvs.br/, que contém termos em português, espanhol e inglês ou www.nlm.nih.gov/mesh, para termos somente em inglês.
• Deve informar o número de palavras do manuscrito (word-count).

2- Corpo do artigo: Não existe uma estruturação específica. Deve-se respeitar o limite de palavras.

3- Agradecimentos:
• Devem vir após o texto. Nesta seção, é possível agradecer a todas as fontes de apoio, assim como contribuições individuais.
• Cada pessoa citada na seção de agradecimentos deve enviar uma carta autorizando a inclusão do seu nome, uma vez que pode implicar em endosso dos dados e conclusões.
• Não é necessário consentimento por escrito de membros da equipe de trabalho, ou colaboradores externos, desde que o papel de cada um esteja descrito nos agradecimentos.

4- Figuras e tabelas
• O número de tabelas e figuras indicados para este tipo de artigo pode ser encontrado ao acessar o quadro resumido.
• Tabelas: Numeradas por ordem de aparecimento e adotadas quando necessário à compreensão do trabalho. As tabelas não deverão conter dados previamente informados no texto. Indique os marcadores de rodapé na seguinte ordem: *, †, ‡, §, //,¶, #, **, ††, etc. As tabelas devem ser editadas em Word ou programa similar.
Orientamos os autores que utilizem os padrões de tabelas e figuras adotados pela ABNT. Conforme normas, a tabela deve ter formatação aberta, ter a sua identificação pelo número e pelo título, que devem vir acima da tabela, a fonte, mesmo que seja o próprio autor, abaixo.
• Figuras: Devem apresentar boa resolução para serem avaliadas pelos revisores. Conforme normas da ABNT, as ilustrações devem apresentar palavra designativa, o número de acordo com a ordem que aparece no texto, e o título acima da imagem. Abaixo, a fonte. As abreviações usadas nas ilustrações devem ser explicitadas nas legendas.
É desejável que a figura 1 seja a que melhor resume os dados principais do artigo, ou seja, uma ilustração central dos resultados do artigo. Pode-se usar montagens de imagens.
As figuras e ilustrações devem ser anexados em arquivos separados, na área apropriada do sistema, com extensão JPEG, PNG ou TIFF.
• Imagens e vídeos: Os artigos aprovados que contenham exames (exemplo: ecocardiograma e filmes de cinecoronariografia) devem ser enviados através do sistema de submissão de artigos como imagens em movimento no formato MP4.

5- Referências bibliográficas
• A revista IJCS adota as Normas de Vancouver – Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journal (www.icmje.org).
• As referências devem ser citadas numericamente, por ordem de aparecimento no texto, e apresentadas em sobrescrito.
• Se forem citadas mais de duas referências em sequência, apenas a primeira e a última devem ser digitadas, separadas por um traço (Exemplo: 5-8).
• Em caso de citação alternada, todas as referências devem ser digitadas, separadas por vírgula (Exemplo: 12, 19, 23). As abreviações devem ser definidas na primeira aparição no texto.

• As referências devem ser alinhadas à esquerda.
• Comunicações pessoais e dados não publicados não devem ser incluídos na lista de referências, mas apenas mencionados no texto e em nota de rodapé na página em que é mencionado.
• Citar todos os autores da obra se houver seis autores ou menos, ou apenas os seis primeiros seguidos de et al., se houver mais de seis autores.
• As abreviações da revista devem estar em conformidade com o Index Medicus/Medline – na publicação List of Journals Indexed in Index Medicus ou por meio do site http://locatorplus.gov/.
• Só serão aceitas citações de revistas indexadas. Os livros citados deverão possuir registro ISBN (International Standard Book Number).
• Resumos apresentados em congressos (abstracts) só serão aceitos até dois anos após a apresentação e devem conter na referência o termo “resumo de congresso” ou “abstract”.
• O número de referências indicado para cada tipo de artigo pode ser encontrada no quadro resumido.
• Política de valorização: Os editores estimulam a citação de artigos publicados na revista IJCS e oriundos da comunidade científica nacional.

1- Página de título
• Deve conter o título completo do trabalho de maneira concisa e descritiva em português.
• Deve conter o título completo em inglês.
• Deve conter o título resumido (com até 50 caracteres, incluindo espaços) para ser utilizado no cabeçalho das demais páginas do artigo.
• Devem ser incluídos de três a cinco descritores (palavras-chave), assim como a respectiva tradução para as keywords (descriptors). As palavras-chave devem ser consultadas nos sites: http://decs.bvs.br/, que contém termos em português, espanhol e inglês ou www.nlm.nih.gov/mesh, para termos somente em inglês.
• Deve informar o número de palavras do manuscrito (word-count).

2- Corpo do artigo: Não existe uma estruturação específica. Deve-se respeitar o limite de palavras.
Importante: O autor do artigo referenciado será contatado para resposta.
3- Figuras e tabelas
• O número de tabelas e figuras indicados para este tipo de artigo pode ser encontrado ao acessar o quadro resumido.
• Tabelas: Numeradas por ordem de aparecimento e adotadas quando necessário à compreensão do trabalho. As tabelas não deverão conter dados previamente informados no texto. Indique os marcadores de rodapé na seguinte ordem: *, †, ‡, §, //,¶, #, **, ††, etc. As tabelas devem ser editadas em Word ou programa similar.
Orientamos os autores que utilizem os padrões de tabelas e figuras adotados pela ABNT. Conforme normas, a tabela deve ter formatação aberta, ter a sua identificação pelo número e pelo título, que devem vir acima da tabela, a fonte, mesmo que seja o próprio autor, abaixo.
• Figuras: Devem apresentar boa resolução para serem avaliadas pelos revisores. Conforme normas da ABNT, as ilustrações devem apresentar palavra designativa, o número de acordo com a ordem que aparece no texto, e o título acima da imagem. Abaixo, a fonte. As abreviações usadas nas ilustrações devem ser explicitadas nas legendas.
É desejável que a figura 1 seja a que melhor resume os dados principais do artigo, ou seja, uma ilustração central dos resultados do artigo. Pode-se usar montagens de imagens.
As figuras e ilustrações devem ser anexados em arquivos separados, na área apropriada do sistema, com extensão JPEG, PNG ou TIFF.
• Imagens e vídeos: Os artigos aprovados que contenham exames (exemplo: ecocardiograma e filmes de cinecoronariografia) devem ser enviados através do sistema de submissão de artigos como imagens em movimento no formato MP4.

4- Referências bibliográficas
• A revista IJCS adota as Normas de Vancouver – Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journal (www.icmje.org).
• As referências devem ser citadas numericamente, por ordem de aparecimento no texto, e apresentadas em sobrescrito.
• Se forem citadas mais de duas referências em sequência, apenas a primeira e a última devem ser digitadas, separadas por um traço (Exemplo: 5-8).
• Em caso de citação alternada, todas as referências devem ser digitadas, separadas por vírgula (Exemplo: 12, 19, 23). As abreviações devem ser definidas na primeira aparição no texto.

• As referências devem ser alinhadas à esquerda.
• Comunicações pessoais e dados não publicados não devem ser incluídos na lista de referências, mas apenas mencionados no texto e em nota de rodapé na página em que é mencionado.
• Citar todos os autores da obra se houver seis autores ou menos, ou apenas os seis primeiros seguidos de et al., se houver mais de seis autores.
• As abreviações da revista devem estar em conformidade com o Index Medicus/Medline – na publicação List of Journals Indexed in Index Medicus ou por meio do site http://locatorplus.gov/.
• Só serão aceitas citações de revistas indexadas. Os livros citados deverão possuir registro ISBN (International Standard Book Number).
• Resumos apresentados em congressos (abstracts) só serão aceitos até dois anos após a apresentação e devem conter na referência o termo “resumo de congresso” ou “abstract”.
• O número de referências indicado para cada tipo de artigo pode ser encontrada no quadro resumido.
• Política de valorização: Os editores estimulam a citação de artigos publicados na revista IJCS e oriundos da comunidade científica nacional.


Quadro resumido da estruturação dos artigos:

Clique aqui e veja o quadro




Documentos obrigatórios para artigos aprovados:

ARTIGO ORIGINAL, ARTIGO DE REVISÃO, PONTO DE VISTA, RELATO DE CASO, COMUNICAÇÃO BREVE:

1- Cadastro on-line do autor no sistema de submissão: Informações cadastrais, número de ORCiD, informações sobre o uso preprint (se utilizado). (clique aqui para saber mais sobre Ciência Aberta e Preprint);

ORCiD: O ORCiD (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital único, gratuito e persistente, que distingue um acadêmico/pesquisador de outro e resolve o problema da ambiguidade e semelhança de nomes de autores e indivíduos, substituindo as variações de nome por um único código numérico. Para cadastrar o seu ORCiD ID, acesse: https://orcid.org/register.

2- Conflito de interesses: Formulário preenchido e assinado pelo primeiro autor informando quando existe alguma relação entre os autores e qualquer entidade pública ou privada que possa derivar algum conflito de interesse. Essa informação será inserida ao final do artigo.

3- Formulário de contribuição do autor: Formulário preenchido e assinado pelo primeiro autor explicitando as contribuições de todos os participantes. Essa informação será inserida ao final do artigo.

4- Direitos Autorais: Formulário preenchido e assinado por todos os coautores autorizando a transferência de direitos autorais.

5- Ética: Formulário preenchido e assinado pelo primeiro autor informando se a pesquisa foi aprovada pela Comissão de Ética em Pesquisa de sua instituição.
• Nos trabalhos experimentais envolvendo animais, as normas estabelecidas no “Guide for the Care and Use of Laboratory Animals” (Institute of Laboratory Animal Resources, National Academy of Sciences, Washington, D. C. 1996) e os Princípios Éticos na Experimentação Animal do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) devem ser respeitados.
• Nos trabalhos experimentais envolvendo seres humanos, os autores devem indicar se os procedimentos seguidos seguiram os padrões éticos do comitê responsável por experimentação humana (institucional e nacional) e da Declaração de Helsinki de 1975, revisada em 2008. Estudos realizados em humanos devem estar de acordo com os padrões éticos e com o devido consentimento livre e esclarecido dos participantes conforme Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde (Brasil), que trata do Código de Ética para Pesquisa em Seres Humanos e, para autores fora do Brasil, devem estar de acordo com Comittee on Publication Ethics (COPE). Verifique Documentações e definições específicas para ensaios clínicos para mais informações.


EDITORIAL, CARTA AO EDITOR:

1- Cadastro on-line do autor no sistema de submissão: Informações cadastrais, número de ORCiD, informações sobre o uso preprint (se utilizado). (clique aqui para saber mais sobre Ciência Aberta e Preprint);

ORCiD: O ORCiD (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital único, gratuito e persistente, que distingue um acadêmico/pesquisador de outro e resolve o problema da ambiguidade e semelhança de nomes de autores e indivíduos, substituindo as variações de nome por um único código numérico. Para cadastrar o seu ORCiD ID, acesse: https://orcid.org/register.

2- Direitos Autorais: Formulário preenchido e assinado por todos os coautores autorizando a transferência de direitos autorais.

Tipos de Estudo – Formatos para aprovação

ENSAIO CLÍNICO/ESTUDO EXPERIMENTAL (DEVEM SEGUIR AS DIRETRIZES CONSORT)
Os relatos de ensaios randomizados devem estar em conformidade com as diretrizes CONSORT, em sua versão revisada, devendo ser submetidos com seus protocolos e uma lista de verificação CONSORT totalmente preenchida. Todos os relatos de ensaios clínicos devem conter um resumo dos achados de pesquisas anteriores e explicar como o ensaio enviado influencia o resumo dos achados anteriores. Os ensaios randomizados por clusters devem ser relatados de acordo com a versão ampliada das diretrizes CONSORT. Ensaios randomizados que relatem danos devem ser descritos de acordo com a versão ampliada das diretrizes CONSORT. Todos os relatos de ensaios randomizados devem incluir uma seção intitulada “Randomização e mascaramento” na seção de métodos. Para obter informações sobre as diretrizes CONSORT, acesse http://www.consort-statement.org.

ESTUDO OBSERVACIONAL (DEVEM SEGUIR A DECLARAÇÃO STROBE)*
Pesquisas observacionais compreendem diversos desenhos de estudo e uma variedade de áreas temáticas. A declaração STROBE deve ser usada na elaboração dos relatos desse tipo de pesquisa. As recomendações STROBE aplicam-se aos três principais projetos analíticos usados em pesquisas observacionais: estudos de coorte, caso-controle e estudos transversais. A declaração STROBE consiste em uma lista de verificação composta por 22 itens. Para obter informações sobre as diretrizes STROBE, acesse http://www.strobe-statement.org.

*Observe que o IJCS utiliza uma versão personalizada da lista de verificação STROBE, disponível apenas no endereço http://www.editorialmanager.com/mdin, na seção “Arquivos e Recursos” da página inicial.

REVISÃO SISTEMÁTICA E METANÁLISE (DEVEM SEGUIR AS DIRETRIZES PRISMA)
Revisões sistemáticas e metanálises devem ser relatadas de acordo com as diretrizes PRISMA, um conjunto mínimo de itens baseados em evidências criado para ajudar os autores a aprimorar o relato de revisões sistemáticas e metanálises. A Declaração PRISMA consiste em uma lista de verificação com 27 itens e um fluxograma de quatro fases. Para obter informações sobre as diretrizes PRISMA, acesse http://www.prisma-statement.org.

METANÁLISE DE ESTUDOS OBSERVACIONAIS EM EPIDEMIOLOGIA (DEVEM SEGUIR AS DIRETRIZES MOOSE)
Revisões sistemáticas e metanálises de estudos observacionais em epidemiologia devem ser relatadas de acordo com as diretrizes MOOSE. Para obter mais informações sobre as diretrizes MOOSE, acesse http://www.equator-network.org/reporting-guidelines/meta-analysis-of-observational-studies-in-epidemiology-a-proposal-for-reporting-meta-analysis-of-observational-studies-in-epidemiology-moose-group/.

ESTUDO DE PRECISÃO DIAGNÓSTICA (DEVE SEGUIR A DECLARAÇÃO STARD)
Investigadores que relatam estudos de precisão diagnóstica devem aderir à declaração STARD, parte da iniciativa STARD para melhorar a precisão e a integralidade dos relatos de estudos de precisão diagnóstica, para permitir que os leitores avaliem o potencial de viés do estudo (validade interna) e avaliar sua generabilidade (validade externa). A declaração STARD consiste em uma lista de verificação com 25 itens e recomenda a utilização de um fluxograma para descrever o desenho do estudo e o fluxo dos pacientes. Para obter informações sobre as diretrizes STARD, acesse http://www.stard-statement.org.

ESTUDO DE MELHORIA DA QUALIDADE (DEVE SEGUIR A DECLARAÇÃO SQUIRE)*
A declaração SQUIRE auxilia os autores na elaboração de artigos para que os mesmos ofereçam utilidade e excelência sobre a melhoria da qualidade nos cuidados de saúde, e para que os achados possam ser facilmente descobertos e amplamente divulgados. A declaração SQUIRE é composta por uma lista com 19 itens. As diretrizes SQUIRE não excluem outras diretrizes. Por exemplo, um projeto de melhoria ou estudo de eficácia que tenha utilizado um ensaio controlado randomizado deve considerar o uso das diretrizes CONSORT e SQUIRE. Nesses casos, deverá ser feito o upload de ambas as listas de verificação como um único documento. Para obter mais informações sobre as diretrizes SQUIRE, acesse http://squire-statement.org/.

*Observe que o IJCS utiliza uma versão personalizada da lista de verificação SQUIRE, disponível apenas no endereço http://www.editorialmanager.com/mdin, na seção “Arquivos e recursos” da página inicial.

ESTUDO DE AVALIAÇÃO ECONÔMICA (DEVE SEGUIR A DECLARAÇÃO CHEERS)
Desenvolvida pelo Grupo de Trabalho ISPOR para a Melhoria da Qualidade em Pesquisas sobre a Relação Custo-Benefício, a declaração CHEERS apoia a qualidade, consistência e transparência dos relatos de pesquisas sobre resultados e economia da saúde na literatura biomédica. A declaração CHEERS contém uma lista de verificação com 24 itens. Para obter mais informações sobre as diretrizes CHEERS, acesse http://www.ispor.org/taskforces/EconomicPubGuidelines.asp.

RELATO DE CASO CLÍNICO (DEVE SEGUIR AS DIRETRIZES CARE)
As diretrizes CARE fornecem um arcabouço que respalda a necessidade de integralidade, transparência e análise de dados em relatos de casos e dados sobre o ponto de atendimento. As principais ferramentas das diretrizes CARE são a Declaração CARE, a lista de verificação CARE e um Modelo de Redação de Relatos de Casos. Esses produtos oferecem uma justificativa e um formato padronizado para que os autores preparem relatos de casos mais completos e transparentes. Para obter mais informações sobre as diretrizes CARE, acesse http://www.care-statement.org/.

ÉTICA: ESTUDOS HUMANOS
Estudos sobre pacientes ou voluntários devem obter aprovação do comitê de ética e consentimento informado, que deve ser documentado no trabalho, incluindo o número de aprovação. Os pacientes têm direito à privacidade. Os autores devem remover informações com fotografias e manuscritos que possam identificar o paciente. Quando não for possível, os envios devem ser acompanhados por uma autorização por escrito do paciente. É responsabilidade do autor garantir que a privacidade dos pacientes seja protegida. Os autores devem prestar muita atenção às imagens que contenham características individuais ou dados identificáveis do paciente, como olhos, data de nascimento, número do caso, rubricas, marcas de nascença, etc. O consentimento informado do paciente deve ser obtido por escrito se houver alguma possibilidade de que o anonimato do paciente não possa ser mantido em textos escritos ou pelo uso de fotografias ou vídeos.

Os consentimentos escritos devem ser fornecidos à equipe editorial mediante solicitação. Mesmo nos casos em que o consentimento tenha sido fornecido, os detalhes de identificação devem ser omitidos se não forem essenciais. Se as características de identificação forem alteradas para garantir o anonimato, como em pedigrees genéticos, os autores devem assegurar que as alterações não distorçam o significado científico, sendo dever dos editores observar esse quesito. Se o consentimento não tiver sido obtido, os dados pessoais dos pacientes incluídos em qualquer parte do artigo e em qualquer material complementar (incluindo todas as ilustrações e vídeos) devem ser removidos antes do envio.

PESQUISAS E ESTUDOS EM ANIMAIS
Em experimentos que envolvam animais, deve-se respeitar as normas estabelecidas no Guia para o Cuidado e Uso de Animais de Laboratório (Institute of Laboratory Animal Resources, National Academy of Sciences, Washington, D.C., 1996) e os Princípios Éticos na Experimentação Animal do Colégio Brasileiro de Experimentação Animal (COBEA). A pesquisa deve estar em conformidade com os seguintes itens: 1) cuidado e uso de animais por profissionais qualificados, supervisionados por veterinários, sendo que todas as instalações e transporte devem estar em conformidade com os requisitos legais e as diretrizes em vigor; 2) pesquisas que envolvam animais devem ser feitas somente quando não for possível aplicar métodos alternativos para gerar as informações necessárias; 3) deve-se usar anestesia em todas as intervenções cirúrgicas, deve-se evitar qualquer tipo de sofrimento desnecessário, devendo-se interromper a pesquisa se houver dor ou medo desnecessário; e 4) as instalações destinadas aos animais devem atender aos padrões internacionais.

Submissão exclusiva/Política de publicação

Os artigos são considerados para revisão apenas quando eles não estiverem sendo analisados por outras publicações e contanto que os dados apresentados não estejam disponíveis na Internet e não tenham sido publicados anteriormente (incluindo simpósios, materiais de apresentações, transações, livros, artigos publicados a convite e publicações preliminares de qualquer tipo, exceto resumos de no máximo 500 palavras). Mediante a aceitação do artigo, deve-se transferir os direitos autorais ao International Journal of Cardiovascular Sciences.

Política sobre relacionamento com a indústria — Conflito de interesses

Todos os autores devem divulgar qualquer relacionamento que tiverem com a indústria e com outras entidades relevantes — sejam financeiras ou de outra natureza — nos últimos dois anos, que possam representar conflito de interesses em relação ao artigo submetido. Todos os relacionamentos relevantes com a indústria, divulgações e fontes de financiamento para o trabalho devem ser reconhecidos na página de rosto, assim como todas as afiliações institucionais dos autores (incluindo compromissos corporativos). Incluem-se aí sociedades em geral, como consultorias, propriedade de ações ou outras participações societárias ou acordos de licenciamento de patentes. Se não houver nenhum relacionamento com a indústria, essa condição deve ser informada na página de título.

Agora, todos os formulários são assinados e enviados eletronicamente. Uma vez aceito o artigo, o formulário deverá ser preenchido e assinado pelo primeiro autor, informando quando houver qualquer relacionamento entre os autores e qualquer entidade pública ou privada que possa gerar algum conflito de interesses. Essas informações devem aparecer no final do artigo. Acesse: http://publicacoes.cardiol.br/portal/ijcs/ingles/formularios.asp


Orientações Estatísticas

O uso adequado dos métodos estatísticos bem como sua correta descrição é de suma importância para a publicação na revista IJCS. Desta forma, a seguir, são apresentadas orientações gerais aos autores sobre as informações que devem ser fornecidas no artigo referente à análise estatística (para maiores detalhes, sugerimos a leitura das orientações estatísticas do European Heart Journal).

1) Sobre a amostra: Detalhamento tanto da população de interesse quanto dos procedimentos utilizados para definição da amostra do estudo.
2) Dentro do tópico Métodos, criação de um subtópico direcionado exclusivamente à descrição da análise estatística efetuada no estudo, contendo:

• Forma de apresentação das variáveis contínuas e/ou categóricas: para variáveis contínuas com distribuição normal, apresentação da média e desvio-padrão e, para as com distribuição não normal, apresentar através de mediana e intervalos interquartis. Já para as variáveis categóricas, as mesmas devem ser apresentadas através de números absolutos e percentagens, com os respectivos intervalos de confiança;
• Descrição dos métodos estatísticos utilizados. Na utilização de métodos estatísticos mais complexos, deve ser fornecida uma literatura de referência para os mesmos;
• Como regra, os testes estatísticos devem sempre ser bilaterais ao invés de unilaterais;
• Nível de significância estatística adotado; e
• Especificação do software empregado nas análises estatísticas e sua respectiva versão.

3) Em relação à apresentação dos resultados obtidos após as análises estatísticas:

• Os principais resultados devem sempre ser descritos com seus respectivos intervalos de confiança;
• Não repetir no texto do artigo dados já existentes em tabelas e figuras;
• Ao invés de apresentar tabelas muito extensas, utilizar gráficos como alternativa de modo a facilitar a leitura e entendimento do conteúdo;
• Nas tabelas, mesmo que o p-valor não seja significativo, apresentar o respectivo valor em vez de "NS" (por exemplo, p = 0,29 em vez de NS).


Plágio

POLÍTICA DE PLÁGIO DO INTERNACIONAL JOURNAL OF CARDIOVASCULAR SCIENCES:
Casos de plágio não são aceitos no IJCS. O plágio compromete o verdadeiro significado da Ciência. Define-se por plágio os casos em que um autor tenta utilizar o trabalho de outro como se fosse seu. Outra forma de plágio é o autoplágio ou a duplicação: ocorre quando um autor reutiliza partes consideráveis de algum trabalho publicado de sua autoria sem as devidas referências. O plágio se caracteriza como má conduta científica, devendo ser tratado como tal. Quando o plágio é detectado em qualquer momento antes da publicação, a equipe editorial tomará as medidas apropriadas, conforme as normas estabelecidas pelo Committee on Publication Ethics (COPE). Para obter mais informações, acesse: http://www.publicationethics.org.

O IJCS utiliza o software iThenticate para verificar a originalidade do conteúdo enviado antes da publicação. O iThenticate compara os artigos enviados com milhões de trabalhos de pesquisa publicados e bilhões de textos disponíveis na web. Autores, pesquisadores e freelancers também podem usar o iThenticate para analisar seu trabalho antes de enviá-lo acessando http://www.ithenticate.com.

DETECÇÃO DE PLÁGIO ANTES DA PUBLICAÇÃO:
Os editores do IJCS avaliarão com cautela eventuais casos de plágio. Caso o plágio seja detectado antes da publicação, informaremos o(s) autor(es) e solicitaremos que reescreva o conteúdo ou lance mão de referências, indicando de onde o conteúdo foi obtido. Se forem detectados mais de 25% de plágio no artigo, ele será rejeitado e os autores serão notificados.

COMO SÃO VERIFICADOS OS CASOS DE PLÁGIO?
Todos os artigos submetidos para publicação são verificados com ferramentas online, a fim de se detectar casos de plágio, tanto após o envio quanto antes de se iniciar a revisão.

COMO SÃO TRATADOS OS CASOS DE PLÁGIO?
Os artigos em que houver detecção de plágio são tratados com base na extensão do plágio.

10-25% de plágio: o artigo é enviado de volta ao autor para revisão de conteúdo, sem entrar no processo de revisão. > 25% de plágio: o artigo será rejeitado sem entrar no processo de revisão. Os autores são aconselhados a revisar e reenviar o artigo.

DETECÇÃO DE PLÁGIO APÓS PUBLICAÇÃO
Caso haja detecção de plágio depois que o IJCS tiver publicado o artigo, entraremos em contato com a instituição do autor e com as agências de financiamento.

Caso se constate que houve má conduta, o IJCS publicará um comunicado, divulgando um link do documento original, indicando o plágio e fornecendo referências sobre o material plagiado. Em casos graves (> 50% de plágio), o artigo será formalmente removido.


Limites de texto

A contagem eletrônica de palavras deve incluir o título, a folha de rosto, resumo, texto, referências e legenda de figuras/tabelas.

Tradução

*Tradução de responsabilidade do autor

1- O autor deve submeter o seu artigo em inglês.
2- Orientamos a todos uma revisão profissional do inglês antes do envio, no caso de necessidades de ajustes.


**Tradução pela SBC

1- Os trabalhos submetidos primeiramente aos Arquivos Brasileiros de Cardiologia em português e que foram indicados para o IJCS poderão, com o aceite do autor, ser traduzidos para o IJCS:
1.1- O autor deve informar via e-mail: revistaijcs@cardiol.br em até 5 dias corridos se realizará a tradução através da revista ou individualmente.
1.2- Valores para tradução: Consultar site da revista.
1.3- O autor tem até 7 dias corridos para efetuar o pagamento através do site do ecommerce da SBC (clique aqui).
1.4- Após diagramado, uma prova final será enviada ao autor, que terá 5 dias para realizar correções mínimas. No caso de uma não resposta, esta será considerada a versão final.

O não recebimento do pagamento em 7 dias implica no cancelamento.



PROCESSO DE REVISÃO

Submissão

Para submeter seu artigo, acesse https://mc04.manuscriptcentral.com/ijcs-scielo e registre-se como autor. Caso já possua um login de revisor, utilize o mesmo acesso. Siga as etapas abaixo para submissão do seu artigo.


Clique aqui e siga as etapas para submissão


Análise

O IJCS usa um sistema duplo-cego de revisão por pares, o que significa que os revisores do artigo não terão acesso à identidade do(s) autor(es) e o(s) autor(es) não terá acesso à identidade do revisor. No envio inicial, o artigo é revisado pela equipe editorial quanto à conformidade com o estilo da revista e para garantir que o artigo seja claro e legível para revisores e editores. Após a verificação do artigo por parte do corpo editorial, o artigo será enviado ao Editor-Chefe, que por sua vez o enviará para um Editor Associado. O Editor Associado então determina se o artigo deve ser enviado para revisão por pares ou se o mesmo não está entre as prioridades do IJCS. Solicita-se que todos os revisores e editores informem eventuais conflitos de interesse e, se houver conflitos de interesses, o artigo volta para um editor ou revisor diferente. Os artigos são submetidos à revisão estatística sempre que necessário. Após a conclusão de no mínimo 2 revisões, o artigo é revisado por todos os editores associados em uma reunião semanal. O grupo então chega a uma das quatro decisões abaixo:

• Aceito: o artigo é aceito para publicação em sua forma atual. No entanto, pequenas alterações podem ser feitas pelos editores médicos, ilustradores ou pela editora, caso em que os autores precisarão se articular com os devidos contatos para garantir que essas mudanças sejam incorporadas após a aceitação.

• Pequena revisão: frise-se que essa decisão não garante a aceitação do artigo. No entanto, quando essa decisão é tomada, é porque são necessárias alterações menos significativas do que nos casos de Necessita Revisão. Os autores têm 15 dias para fazer as alterações solicitadas.

• Revisão Significativa: nesse caso, são necessárias alterações mais significativas. Os autores têm 40 dias para fazer as alterações solicitadas. Frise-se que essa decisão não garante a aceitação do artigo.

• Rejeição e Reenvio: o artigo está inaceitável para publicação em sua forma atual. No entanto, os editores estão dispostos a reconsiderar um artigo completamente revisado. Os autores devem responder a todos os comentários de revisores e editores e o artigo será reavaliado e tratado como um novo artigo.

• Rejeição: o artigo está inaceitável para publicação e/ou não se enquadra para publicação pelo IJCS.

Aprovação

1- Após aprovação, será necessária a entrega do artigo na versão do segundo idioma.
Clique aqui para informações e prazos para a entrega do segundo idioma.
Os prazos para a entrega da tradução serão rigorosamente verificados. O não cumprimento implica no cancelamento.
A aceitação será baseada na originalidade, significância e contribuição científica para o conhecimento da área.

2- As versões finais diagramadas (português e inglês) serão enviadas para o autor, que deverá retornar em 5 dias com alterações ortográficas mínimas. Caso o autor não responda em 5 dias, estas serão consideradas as versões finais para publicação.


Publicação

Após a aprovação do autor, as versões são encaminhadas para indexação, quando é gerado o DOI e as versões em XML para indexação nos principais indexadores. O artigo será alocado em um volume e número, disponibilizado eletronicamente no site da revista (versão PDF e Desktop), e também nas versões smatphone e tablet.