Português | Inglês





Pressione Enter para iniciar a Busca.





Volume 31, Nº 2, Março/Abril 2018

   

DOI: http://www.dx.doi.org/10.5935/2359-4802.20170099

ARTIGO ORIGINAL

Prevalência de Lesões Ateroscleróticas na Artéria Torácica Interna Esquerda, Evidenciadas pelos Achados de Angiografia Seletiva

Hadrien Felipe Meira Balzan

Rafael Vinicius Lube Battilani

Otávio Celeste Mangili

Marcos Franchetti

Leonardo Celeste Mangili

Julio de Paiva Maia

Dorane Dias de Moura

Bruna Felipe de Melo Lage



Figura 5 – Aorta com lesões ateroscleróticas suboclusivas.





Resumo

Fundamento: Pela observação da alta prevalência de falhas no tratamento cirúrgico da revascularização do miocárdio (RM), com o uso da Artéria Torácica Interna Esquerda (ATIE) como enxerto, evidenciadas pela literatura internacional, buscou-se demonstrar a prevalência de lesões que inviabilizem o uso da ATIE como enxerto na cirurgia de revascularização do miocárdio, com possível alteração na conduta cirúrgica tomada pelo cirurgião cardíaco, e redução da morbimortalidade destes pacientes.

Objetivos: Avaliar a prevalência de lesões ateroscleróticas da ATIE, por meio da angiografia seletiva, pré operatória, em pacientes submetidos à cinecoronariografia e com indicação de revascularização cirúrgica do miocárdio. Também foram analisadas outras lesões que inviabilizam o uso da ATIE como enxerto principal em casos de necessidade da cirurgia de revascularização do miocárdio (CRM).

Métodos: Estudo analítico, transversal, de prevalência, que avaliou por meio da angiografia seletiva, a ATIE de 39 pacientes com mediana de idade de 63 anos, submetidos ao exame de cinecoronariografia, com indicação de CRM. As variáveis categóricas foram comparadas pelo teste do qui-quadrado e exato de Fisher. A única variável contínua, a idade, foi testada para normalidade pelo teste de Kolmogorov-Smirnov, descrita em mediana (P25; P75) e os grupos comparados com teste de Mann-Whitney. O nível de significância estatística adotado foi p < 0,05. As análises foram realizadas no software SPSS® versão 20.

Resultados: Foi identificada a presença de 7,7% de alterações na ATIE que inviabilizam sua utilização. Em todos os pacientes inexistiu a presença de qualquer sintomatologia especifica que evidencia a lesão. Nenhuma variável se mostrou como fator preditor para ocorrência dos desfechos.

Conclusão: A prevalência das lesões encontradas no estudo mostrou-se significativa, indicando que uma avaliação pré-operatória de ATIE possa trazer benefícios futuros aos pacientes submetido à CRM. (Int J Cardiovasc Sci. 2018;31(2)97-106)

Palavras-chave: Aterosclerose; Revascularização Miocárdica; Artéria Torácica Interna; Angiografia Coronária.