Português | Inglês





Pressione Enter para iniciar a Busca.





Volume 31, Nº 4, Julho e Agosto 2018

   

DOI: http://www.dx.doi.org/10.5935/2359-4802.20180043

ARTIGO ORIGINAL

Disparidades no Tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio entre Usuários dos Sistemas de Saúde Público e Privado em Sergipe

Jussiely Cunha Oliveira

Laís Costa Souza Oliveira

Jeferson Cunha Oliveira

Ikaro Daniel de Carvalho Barreto

Marcos Antonio Almeida-Santos

Ticiane Clair Remacre Munareto Lima

Larissa Andreline Maia Arcelino

Luiz Flávio Andrade Prado

Fábio Serra Silveira

Thiago Augusto Nascimento

Eduardo José Pereira Ferreira

Rafael Vasconcelos Barreto

Enilson Vieira Moraes

José Teles de Mendonça

Antonio Carlos Sobral Sousa

José Augusto Barreto-Filho, em nome do grupo de pesquisadores do Registro VICTIM





Resumo

Fundamentos: Com a criação do SUS, todos teriam acesso universal, integral e equânime à assistência de saúde de qualidade. Entretanto, existe grande lacuna de estudos escrutinizando o SUS no tocante à qualidade assistencial praticada. Esse fato é especialmente crítico para vítimas de infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST (IAMCSST), sendo a responsividade do sistema e o uso da reperfusão em tempo hábil fatores cardinais para obtenção de melhores resultados.

Objetivo: Descrever a metodologia empregada no Registro VICTIM que tem como objetivo caracterizar e comparar o acesso e o uso de terapias efetivas e desfechos entre os pacientes com IAMCSST usuários do SUS e do sistema privado atendidos nos hospitais com capacidade de realizar angioplastia em Sergipe, tentanto identificar e mensurar eventuais disparidades na qualidade da assistência.

Métodos e Resultados: O Registro VICTIM é um estudo observacional, iniciado em dezembro de 2014, e ainda em fase de coleta, com a intenção de investigar a epidemiologia do IAMCSST em Sergipe, os cursos temporal e geográfico dos pacientes até sua admissão em uma instituição com capacidade de realizar angioplastia, uso de terapias de reperfusão, qualidade assistencial recebida durante a linha de cuidado, bem como a mortalidade de 30 dias, comparando-se os resultados obtidos pela população usuária do SUS e do sistema privado.

Conclusões: O registro VICTIM é um esforço interinstitucional para identificar oportunidades de melhoria na linha de cuidado para IAMCSST de usuários do SUS e do sistema privado. Com isso, espera-se municiar os gestores públicos de informações técnicas que embasem novas políticas de saúde mais eficientes e equânimes. (Int J Cardiovasc Sci. 2018;31(4)339-358)

Palavras-chave: Infarto do Miocárdio, Disparidades em Assistência à Saúde, Sistema Único de Saúde; Cobertura de Serviços Privados de Saúde.