Português | Inglês





Pressione Enter para iniciar a Busca.





Volume 31, Nº 3, Maio e Junho 2018

   

DOI: http://www.dx.doi.org/10.5935/2359-4802.20180023

ARTIGO ORIGINAL

Efeito Agudo da Drenagem Linfática Manual sobre a Natriurese e Lipólise de Mulheres Jovens

Érica A. M. Camargo

Filipy Borghi

Aglécio Luiz de Souza

Denise Maria Marcorin

Luana de Lima Rodrigues

Danilo Roberto Xavier de Oliveira Crege

Larissa Yuri Ishizu

Priscila Cristina da Silva

Dora Maria Grassi-Kassisse

Maria Silvia Mariani Pires-de-Campos





Resumo

Fundamentos: A importância da validação científica de técnicas coadjuvantes a diversos tratamentos de saúde é inquestionável. Desta forma, a influência da drenagem linfática manual (DLM) na natriurese e na lipólise sob interação de anticoncepcional oral precisa ser investigada.

Objetivos: Avaliar o efeito agudo da DLM sobre a natriurese e lipólise de mulheres jovens usuárias ou não de anticoncepcional oral.

Método: Participaram 29 mulheres não usuárias de anticoncepcional oral e 29 usuárias, autodeclaradas saudáveis, sedentárias e eutróficas. As análises foram realizadas em dois dias distintos, Controle (C), sem intervenção terapêutica e DLM. Nos dias C e DLM coletamos 4 amostras de urina com intervalos de 60 min. Seguimos o método de Leduc, abdomem e membros inferiores, durante 45 min. Analisamos o fluxo urinário e excreção urinária de sódio, glicerol e peptideo natriurético atrial. A normalidade dos dados foi analisada pelo teste Shapiro-Wilk. Os dados que não obedeceram à normalidade foram apresentados em mediana e intervalo interquartil (25%-75%), enquanto os que obedeceram foram apresentados em média ± erro padrão. O teste de Mann-Whitney foi usado para dados não pareados e Wilcoxon para dados pareados. Dados com normalidade foram avaliados pelo teste t-Student não pareado. O nível de significância estatística adotado foi de 5%.

Resultados: O efeito agudo de uma sessão de DLM promove aumento da natriurese em mulheres não usuárias de anticoncepcional oral, por outro lado, em usuárias induz aumento na liberação de glicerol e de ANP.

Conclusão: O uso de anticoncepcional oral interfere no efeito da DLM sobre a natriurese. (Int J Cardiovasc Sci. 2018;31(3)274-281)

Palavras-chave: Manipulações Musculoesqueléticas, Natriurese, Lipólise, Sistema Linfático.