Português | Inglês





Pressione Enter para iniciar a Busca.





Volume 31, Nº 3, Maio e Junho 2018

   

DOI: http://www.dx.doi.org/10.5935/2359-4802.20180020

ARTIGO ORIGINAL

Características Epidemiológicas e Preditores de Mortalidade em Pacientes Maiores de 70 Anos Submetidos à Revascularização Miocárdica Cirúrgica

Renato Kaufman

Vitor Manuel Pereira Azevedo

Rodrigo Mazzarone Gomes de Sá

Mauro Geller

Regina Maria de Aquino Xavier

Rogério Brant Martins Chaves

Marcia Bueno Castier





Resumo

Fundamento: A doença arterial coronariana é a principal causa de morte no mundo, e a idade é fator de risco independente de mortalidade em pacientes submetidos à revascularização cirúrgica.

Objetivo: Avaliar os fatores preditores de risco de óbito em pacientes submetidos à revascularização miocárdica com mais de 70 anos.

Métodos: Trata-se de uma coorte retrospectiva de banco de dados de cirurgia cardíaca. Foi utilizada a regressão logística para avaliar os preditores independentes de óbito.

Resultados: Foram 372 pacientes submetidos à revascularização cirúrgica de 2004 a 2012. O principal fator de risco cardiovascular foi a hipertensão arterial sistêmica, seguida do diabetes melito. A mortalidade em 30 dias foi de 19,35%. A presença de doença vascular periférica (OR: 2,47), cirurgia de emergência (OR: 4,86) e procedimento valvular combinado (OR: 3,86) foram os preditores independentes de óbito.

Conclusão: O procedimento cirúrgico em pacientes idosos apresentou mortalidade maior que da população geral. Doença vascular periférica, cirurgia de emergência e procedimento valvular combinado aumentaram o risco de óbito nesses pacientes. (Int J Cardiovasc Sci. 2018;31(3)258-263)

Palavras-chave: Doença da Artéria Coronariana / cirurgia, Revascularização Miocárdica, Hipertensão, Diabetes Mellitus, Idosos.