ABC | Volume 114, Nº4, Abril 2020

Minieditorial Colafranceshi Como Saber se uma Mudança é uma Melhora? Arq Bras Cardiol. 2020; 114(4):613-615 1. Braile D, Gomes CJ. Evolution of cardiovascular surgery: the Brazilian saga. A history of work, pioneering experience and success. Arq Bras Cardiol. 2010;94(2):151-2.  2. Mejia OAV, Lisboa LAF, Caneo FF, Arita E T, Brandão CMA, Dias RR, et al. Análise de >100.000 cirurgias cardiovasculares realizadas no Instituto do Coração e a nova era com foco nos resultados. Arq Bras Cardiol. 2020; 114(4):603-612. 3. Solberg LI, Mosser G, McDonald S.  The Three Faces of Performance Measurement: Improvement, Accountability, and Research. The Joint Commission Journal on Quality Improvement. 19(7;23(3):135-47. 4. Berwick DM. Continuous improvement as an ideal in health care. N Engl J Med. 1989 ;320(1):53-6. 5. Sanchez, JÁ; Ferdinand, FD; Fann, JI. Patient Safety in Cardiothoracic Surgery. An Overview. Ann Thorac Surg. 2016;101(2):426-33. 6. SumanGS, Prajapati D. Control chart applications in healthcare: a literature review. Int J Metrol Qual Eng. 2018;9(5):1-21. 7. Neuhauser D, Provost L, Bergman B. Themeaning of variation to healthcare managers, clinical and health-services researchers, and individual patients. BMJ Qual Saf. 2011 Apr;20( Suppl 1):i36-40.  Referências Este é um artigo de acesso aberto distribuído sob os termos da licença de atribuição pelo Creative Commons vezes considerando a visão de longo prazo para examinar dados de vários anos e buscando eliminar variações de causas especiais e testar a significância. 8 Essas diferentes perspectivas podem levar administradores e pesquisadores da saúde a olharem para os mesmos resultados e chegarem a conclusões muito diferentes sobre sua significância e as ações que devem ser tomadas em resposta. 4 Aprender rapidamente com os erros faz parte das teorias da melhoria e, embora não tenha sido comprovada a melhora na mortalidade operatória atribuída às ações tomadas após a consolidação do PMCQ, o esforço contínuo de melhoria da qualidade no InCor está longe de ser malsucedido. A iniciativa do PMCQ no InCor deve ser seguida por outros. O InCor não apenas foi pioneiro e dominou a academia de cirurgia cardíaca no país. Sua liderança no campo continua a mudar nossas próprias perspectivas sobre o que significa ser um cirurgião cardíaco contemporâneo dentro de um sistema. O InCor está nos ajudando a refletir sobre a visão tradicional de que os resultados dos pacientes estão relacionados apenas à habilidade técnica do cirurgião para uma estrutura em evolução e mais ampla, na qual os resultados da assistência à saúde são afetados por uma infinidade de fatores em processos e ambiente altamente integrados e complexos. Como médicos (e cirurgiões) estão envolvidos em quase todos os processos importantes de assistência à saúde, é um desperdício tentar melhorar os processos de assistência à saúde sem eles. 5 Ainda é necessário que o cirurgião aprenda, domine e lidere a incorporação de novas tecnologias e as habilidades técnicas para cuidar dos pacientes. Contemporaneamente, entretanto, isso não é suficiente para melhorar os resultados. Chegou a hora dos cirurgiões cardiotorácicos (e de todos os médicos) refletirem sobre seus próprios propósitos pessoais de serem profissionais de saúde e aprenderem, dominarem e liderarem o (não tão) novo conhecimento científico para melhoria dos processos assistenciais dos pacientes. 615

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