ABC | Volume 114, Nº4, Abril 2020

Ponto de Vista Ferreira et al. Tendências de busca por anticoagulantes e AVC Arq Bras Cardiol. 2020; 114(4):726-729 Figura 1 – Mortes por acidente vascular cerebral isquêmico por ano e média de escores do Google Trends para anticoagulantes. Após 2011, houve um aumento na popularidade online da rivaroxabana acompanhada por um decréscimo no número total de mortes relacionadas a acidente vascular cerebral isquêmico no Brasil. 51000 50000 49000 48000 47000 46000 45000 Mortes Escores de Google Trends 44000 43000 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 Acidente vascular cerebral isquêmico Varfarina Rivaroxabana Dabigatrana 0 10 20 30 40 50 60 70 80 42000 Figura 2 – Mortes por acidente vascular cerebral hemorrágico por ano e média de escores do Google Trends para anticoagulantes. Após 2011, houve um aumento na popularidade online da rivaroxabana acompanhada por um aumento escalonado no número de mortes relacionadas a acidente vascular cerebral hemorrágico no Brasil. Escores de Google Trends Acidente vascular cerebral hemorrágico Varfarina Rivaroxabana Dabigatrana 0 10 20 30 40 50 60 70 80 2006 18500 19500 20500 21500 19000 20000 Mortes 21000 22000 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 dessas intervenções. Até 2017, observou-se um declínio consistente nas mortes isquêmicas, enquanto os eventos hemorrágicos continuaram a aumentar. 12 Apesar de os escores de busca fornecerem uma estimativa dos padrões de prescrição, não são um reflexo direto de utilização ou vendas regionais dos medicamentos. O acesso à Internet em 2014 estava disponível em aproximadamente 50% dos domicílios no Brasil e a taxa de analfabetismo em indivíduos acima de 65 anos ainda era alta (26,4%). 15 Assim, esses padrões devem ser interpretados considerando todos os potenciais vieses, principalmente pelo fato de os algoritmos específicos empregados pelo Google Trends não terem sido apresentados. Porém, uma vez que o acesso à Internet aumenta em todo o mundo, e novas 728

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