ABC | Volume 112, Nº3, Março 2019

Carta ao Editor Diamond et al Não trate crianças com estatinas Arq Bras Cardiol. 2019; 112(3):324-325 1. Radaelli, G., Sausen, G., Cesa, C. C., Portal, V. L., & Pellanda, L. C. (2018). Secondary Dyslipidemia In Obese Children-Is There Evidence For Pharmacological Treatment?. Arq Bras Cardiol. 218;111(3):356-61. 2. Ravnskov U, de Lorgeril M, Kendrick M, Diamond DM. Inborn coagulation factorsaremoreimportantcardiovascularriskfactorsthanhighLDL-cholesterol in familial hypercholesterolemia. MedHypotheses. 2018;121:60-3. Referências Afirmamos que, em crianças, ainda faltam evidências para o uso de estatinas mesmo na hipercolesterolemia familiar, especialmente no que se refere à segurança em longo prazo. Isso nos causa grande preocupação, já que nenhum dos estudos encontrados teve seguimento de longo prazo, e nenhum descreveu os potenciais efeitos colaterais tardios da terapia precoce para redução de colesterol ou retardo nos desfechos cardiovasculares. Em trecho do artigo, relatamos que “crianças com anormalidades lipídicas graves por distúrbios genéticos podem atender aos critérios para terapia medicamentosa com as estatinas comumente usadas em adultos.” (grifo nosso). Este trecho de forma alguma se constitui em recomendação e nem esgota o assunto. Reiteramos nossa afirmação de que, antes de difundir o uso de estatinas em crianças com dislipidemia secundária, os estudos devem estabelecer se essas medicações podem reduzir a morbimortalidade total em longo prazo, e esse foi o principal motivador de nosso estudo. Acreditamos que Ravnskov et al. trazem contribuições à questão ao acrescentar dados recentes sobre mecanismos causais da hipercolesterolemia familiar e preocupações sobre o risco do uso de estatinas a longo prazo. As referências de 2018 citadas pelos autores avançam nesta linha de raciocínio. Assim, juntamo-nos aos autores ao concordar com a recomendação de cautela no uso demedicações no longo prazo em pacientes pediátricos portadores de condições crônicas. Graciane Radaelli Este é um artigo de acesso aberto distribuído sob os termos da licença de atribuição pelo Creative Commons 325

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