ABC | Volume 111, Nº2, Agosto 2018

Artigo Original Marcolino et al Satisfação de médicos dos serviços de urgência Arq Bras Cardiol. 2018; 111(2):151-159 No estudo atual, mais de 50% dos médicos atuantes em hospitais referiram insatisfação em 9 dos 11 itens. Esses profissionais chamam a atenção para a inadequação das unidades de emergência, o que envolve a qualidade dos equipamentos e materiais, além da baixa capacidade diagnóstica do município, estrutura que se reflete na qualidade geral do serviço prestado às doenças cardiovasculares. Os autores do presente estudo consideram surpreendente o fato que profissionais de hospitais de nível II apresentaram Figura 2 – Satisfação de profissionais médicos de hospitais de nível II e de hospitais de nível III/IV por domínios para a escala CARDIOSATIS-Equipe. 100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0 Hospital nível II Hospital nível III/IV Hospital nível II Hospital nível III/IV Insatisfeito Mais ou menos satisfeitos Satisfeito % Satisfação (cuidado prestado) % Satisfação (estrutura do atendimento e diagnóstico) Tabela 3 – Descrição dos níveis de satisfação entre profissionais médicos do serviço móvel de urgência (SAMU) e do serviço hospitalar (não SAMU) para a escala CARDIOSATIS-Equipe Domínios/Itens da escala SAMU (n = 63) Não SAMU (n = 74) Insatisfeitos (1-2) Mais ou menos satisfeitos (3) Satisfeitos (4-5) Insatisfeitos (1-2) Mais ou menos satisfeitos (3) Satisfeitos (4-5) Domínio 1: Satisfação com o cuidado prestado (5 itens) Satisfação com o atendimento prestado 34 (54,0) 1 (1,6) 28 (44,4) 37 (50,0) 7 (9,5) 30 (40,5) Estrutura do município para diagnóstico 29 (46,0) 3 (4,8) 31 (49,2) 49 (66,2) 8 (10,8) 17 (23,0) Estrutura para condução das doenças cardiovasculares 33 (52,4) 7 (11,1) 22 (34,9) 46 (62,2) 7 (9,5) 21 (28,4) Precisão no diagnóstico 25 (39,7) 10 (15,9) 28 (44,4) 44 (59,5) 14 (18,9) 13 (17,6) Ajuda técnica 9 (14,3) - 52 (82,5) 11 (14,9) - 52 (70,3) Domínio 2: Estrutura de atendimento e diagnóstico (6 itens) Condições materiais para diagnóstico das doenças cardiovasculares 20 (31,8) 14 (22,2) 29 (46,0) 42 (56,8) 18 (24,3) 13 (17,6) Qualidade de equipamentos e materiais 11 (17,5) 31 (49,2) 21 (33,3) 34 (46,0) 34 (46,0) 5 (6,8) Tecnologia disponível para diagnóstico 34 (54,0) 9 (14,3) 20 (31,8) 58 (78,4) 7 (9,5) 9 (12,2) Agilidade no diagnóstico 30 (47,6) 6 (9,5) 27 (42,9) 52 (70,3) 11 (14,9) 11 (14,9) Adequação do serviço 10 (15,9) 30 (47,6) 23 (36,5) 40 (54,1) 24 (32,4) 7 (9,5) Resolutividade 26 (41,3) 11 (17,5) 26 (41,3) 49 (66,2) 11 (14,9) 12 (16,2) Valores apresentados são n (%). maior insatisfação que profissionais de hospitais nível III e IV com relação à estrutura de atendimento e diagnóstico, incluindo condições materiais para diagnóstico das doenças cardiovasculares, agilidade no diagnóstico, adequação do serviço e resolutividade, mesmo que por definição a estrutura do hospital nível II seja melhor que hospitais nível III ou IV. A proporção de insatisfeitos foi superior em profissionais de hospitais nível II nos itens “condições materiais para diagnóstico das doenças cardiovasculares” , “agilidade no 156

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