ABC | Volume 111, Nº2, Agosto 2018

Artigo Original Satisfação de Médicos dos Serviços de Urgência com o Cuidado às Doenças Cardiovasculares na Região Ampliada Norte de Minas Gerais Satisfaction of Emergency Physicians with the Care Provided to Patients with Cardiovascular Diseases in the Northern Region of Minas Gerais Milena Soriano Marcolino, 1,2 João Antonio de Queiroz Oliveira, 1,2 Grace Kelly Matos e Silva, 1 Thatiane Dantas Dias, 1 Barbara Campos Abreu Marino, 1 André Pires Antunes, 3 Antonio Luiz Ribeiro, 1,2 Clareci Silva Cardoso 4 Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 1 Belo Horizonte, MG - Brasil Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais, 2 Belo Horizonte, MG - Brasil Universidade Estadual de Montes Claros, 3 Montes Claros, MG - Brasil Universidade Federal de São João del-Rei, 4 Divinópolis, MG - Brasil Correspondência: Milena Soriano Marcolino • Avenida Professor Alfredo Balena, 190, sala 246. CEP 30130-100, Santa Efigênia, Belo Horizonte, MG – Brasil E-mail: milenamarc@gmail.com , milenamarc@ig.com.br Artigo recebido em 30/01/2018, revisado em 26/03/2018, aceito em 11/04/2018 DOI: 10.5935/abc.20180143 Resumo Fundamentos: A insatisfação dos profissionais de saúde dos serviços de urgência tem influência negativa na qualidade do cuidado ao infarto agudo do miocárdio (IAM) e na fixação desses profissionais. Objetivo: Avaliar a satisfação de médicos com a estrutura de atendimento e diagnóstico de serviços públicos de urgência na Região Ampliada Norte de Minas Gerais, previamente à implantação da linha de cuidado ao IAM. Métodos: Estudo transversal, que incluiu médicos das unidades de emergência do SAMU e de hospitais regionais nível II, III e IV. Foi avaliada a satisfação usando a escala CARDIOSATIS-Team. O escore mediano para cada item, a escala global e os domínios foram calculados e então comparados por grupos, utilizando o teste não paramétrico de Mann‑Whitney. Foi avaliada a correlação entre tempo de formação e nível de satisfação com o método de Spearman. Um valor-p < 0,05 foi considerado significativo. Resultados: De 137 médicos incluídos, 46% trabalhavam no SAMU. A maior parte dos entrevistados demonstrou insatisfação geral com a estrutura de atendimento, cuja mediana da escala global foi 2,0 (intervalo interquartil [IQ] 2,0-4,0). A maioria dos médicos do SAMU demonstrou-se insatisfeita quanto a atendimento prestado (54%), estrutura para condução das doenças cardiovasculares (52%) e tecnologia disponível para diagnóstico (54%). Na avaliação da satisfação global, evidenciou-se que a insatisfação dos médicos do SAMU foi menor quando comparada à dos médicos de urgência hospitalar. Os médicos de hospitais nível III/IV demonstraram maior satisfação global quando comparados aos de hospitais nível II. Conclusão: Este estudo demonstrou insatisfação geral dos médicos dos serviços de urgência na região em relação à estrutura de atendimento às emergências cardiovasculares. (Arq Bras Cardiol. 2018; 111(2):151-159) Palavras-chave: Doenças Cardiovasculares/epidemiologia, Infarto do Miocárdio, Síndrome Coronariana Aguda, Epidemiologia, Perfil de Saúde, Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde, Serviços Médicos de Emergência. Abstract Background: The dissatisfaction of health professionals in emergency services has a negative influence on both the quality of care provided for acute myocardial infarction (AMI) patients and the retention of those professionals. Objective: To assess physicians’ satisfaction with the structure of care and diagnosis at the emergency services in the Northern Region of Minas Gerais before the implementation of the AMI system of care. Methods: This cross-sectional study included physicians from the emergency units of the ambulance service (SAMU) and level II, III and IV regional hospitals. Satisfaction was assessed by using the CARDIOSATIS-Team scale. The median score for each item, the overall scale and the domains were calculated and then compared by groups using the non-parametric Mann-Whitney test. Correlation between time since graduation and satisfaction level was assessed using Spearman correlation. A p value < 0.05 was considered significant. Results: Of the 137 physicians included in the study, 46%worked at SAMU. Most of the interviewees showed overall dissatisfaction with the structure of care, and the median score for the overall scale was 2.0 [interquartile range (IQR) 2.0-4.0]. Most SAMU physicians expressed their dissatisfaction with the care provided (54%), the structure for managing cardiovascular diseases (52%), and the technology available for diagnosis (54%). The evaluation of the overall satisfaction evidenced that the dissatisfaction of SAMU physicians was lower when compared to that of hospital emergency physicians. Level III/IV hospital physicians expressed greater overall satisfaction when compared to level II hospital physicians. Conclusion: This study showed the overall dissatisfaction of the emergency physicians in the region assessed with the structure of care for cardiovascular emergencies. (Arq Bras Cardiol. 2018; 111(2):151-159) Keywords: Cardiovascular Diseases; Myocardial Infartion; Acute Coronary Syndrome; Epidemiology; Health Profile; Quality Indicators, Health Care; Emergency Medical Services. Full texts in English - http://www.arquivosonline.com.br 151

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