ABC | Volume 110, Nº1, Janeiro 2018

Artigo Original Santos et al Construção e validação psicométrica do HIPER-Q Arq Bras Cardiol. 2018; 110(1):60-67 Tabela 3 – Pontuação do HIPER-Q por item (n = 184) e coeficiente de correlação intraclasse por item (n = 30) Área Questões HIPER-Q Escore por item Mediana (IQ) CCI Autocuidado 9.Se algum profissional da saúde verificar que sua pressão arterial está alterada, você deve 3 (0) 0,72 15. Sobre a auto medida da pressão arterial é correto afirmar 0 (1) 0,96 17. Sobre o autocuidado do paciente com hipertensão arterial sistêmica é correto afirmar que: 1 (3) 0,79 Tratamento 6. Qual o tratamento ideal utilizado para reduzir os níveis de pressão arterial? 1 (2) 0,75 14. Quais desses medicamentos têm como função reduzir os níveis de pressão arterial 3 (2) 0,80 Diagnóstico 5. Dos itens abaixo relacionados quais os mais precisos no diagnóstico da Hipertensão Arterial Sistêmica? 1 (1) 0,82 16. Sobre a síndrome do jaleco branco é correto afirmar 0 (3) 0,85 Exercício Físico 4. O exercício físico para pacientes com Hipertensão Arterial Sistêmica deve: 1 (3) 0,81 8. A prática de exercícios físicos é contraindicada quando o paciente: 1 (3) 0,76 10. Com base no seu conhecimento sobre Hipertensão Arterial Sistêmica, responda: 3 (0) 0,81 11. Quais as alterações favoráveis o portador de Hipertensão arterial sistêmica poderá adquirir com a prática regular de exercícios físicos? 1 (3) 0,82 Conceito e Fisiopatologia 1. A Hipertensão Arterial Sistêmica é: 1 (3) 0,80 13. Quais as principais consequências da Hipertensão Arterial Sistêmica não tratada? 3 (2) 0,76 Sinais e sintomas 3. Em relação aos sintomas da Hipertensão Arterial Sistêmica marque a alternativa correta: 1 (3) 0,81 Fatores de risco 2. Qual grupo de fatores abaixo tem maior influência no desenvolvimento da Hipertensão Arterial Sistêmica? 3 (2) 0,81 7. Quais os valores de pressão arterial sistólica e pressão arterial diastólica são respectivamente recomendados para pacientes com Hipertensão Arterial Sistêmica? 1 (3) 0,75 12. Sobre o estresse, podemos dizer que: 1 (3) 0,78 CCI: coeficiente de correlação intraclasse; IQ: intervalo interquartil. Validação psicométrica O HIPER-Q foi administrado em participantes de programas de RC, e os valores médios por item são apresentados na tabela 3. O instrumento na totalidade apresentou uma consistência interna moderada, com o alfa de Cronbach = 0,648. Com relação à validade de critério, a pontuação total do HIPER-Q foi relacionada com as variáveis sociodemográficas escolaridade e renda familiar. Foram encontradas correlações positivas fracas entre o nível de conhecimento e escolaridade (rho = 0,346; p < 0,001) e renda familiar (rho = 0,176; p = 0,017). A estrutura dimensional foi avaliada pela análise fatorial exploratória de fatores. O teste de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO = 0,669) bem como o de esfericidade de Bartlett ( X 2 2066,56; p < 0,001) indicaram que os dados são apropriados para análise fatorial. Cinco fatores foram extraídos, que, juntos, responderam por 51,1% da variância total dos itens, cujos autovalores foram maiores que 1,1. A Tabela 4 apresenta os pesos dos fatores para cada item. O fator 1 reflete as “condições gerais”, sendo responsável por 18,8% da variância total, enquanto os demais fatores obtiveram menor contribuição nessa variância. O fator 2 reflete o “tratamento”; o fator 3 reflete o “exercício físico”, o fator 4 reflete os “fatores de risco” e o fator 5 reflete o “autocuidado”. Análise descritiva O instrumento revelou um escore total mediano de 26 (10) pontos. Na classificação dos pacientes, observou-se elevada prevalência do conhecimento tipo “aceitável”, com 44,6% Tabela 2 – Classificação do nível de conhecimento do paciente segundo escores do HIPER-Q Soma dos Escores Percentual Classificação do conhecimento De 46 – 51 pontos 90 – 100% Ótimo De 36 – 45 pontos 70 – 89% Bom De 25 – 35 pontos 50 – 69% Aceitável De 15 – 24 pontos 30 – 49% Pouco conhecimento < 15 pontos Abaixo de 30% Conhecimento insuficiente 64

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