ABC | Volume 110, Nº1, Janeiro 2018

Artigo Original Construção e Validação Psicométrica do HIPER-Q para Avaliar o Conhecimento de Pacientes Hipertensos em Reabilitação Cardíaca Development and Psychometric Validation of HIPER-Q to Assess Knowledge of Hypertensive Patients in Cardiac Rehabilitation Rafaella Zulianello dos Santos, 1 Christiani Decker Batista Bonin, 1 Eliara Ten Caten Martins, 1 Moacir Pereira Junior, 1 Gabriela Lima de Melo Ghisi, 3 Kassia Rosangela Paz de Macedo, 2 Magnus Benetti 1 Centro da Ciência da Saúde e do Esporte - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), 1 Florianópolis, SC; Instituto de Cardiologia de Santa Catarina, 2 São José, SC – Brasil; Toronto Rehabilitation Institute - University Health Network, 3 Toronto – Canada Correspondência: Rafaella Zulianello dos Santos • Av. Engenheiro Max de Souza, 890 apt. 303. CEP 88080-000, Coqueiros, Florianópolis, SC – Brasil E-mail: rafaella.zulianello@gmail.com Artigo recebido em 31/01/2017, revisado em 19/07/2017, aceito em 31/07/2017 DOI: 10.5935/abc.20170183 Resumo Fundamento: A ausência de instrumentos capazes de mensurar o nível de conhecimento de pacientes hipertensos em programas de reabilitação cardíaca sobre sua doença reflete a carência de recomendações específicas para esses pacientes. Objetivo: Construir e validar um questionário para avaliar o conhecimento de hipertensos em programas de reabilitação cardíaca sobre sua doença. Métodos: foram avaliados 184 hipertensos, com média de idade de 60,5±10 anos, 66,8% homens. A reprodutibilidade foi avaliada pelo cálculo do coeficiente de correlação intraclasse, utilizando-se as situações do método de teste-reteste. A consistência interna foi avaliada pelo alfa de Cronbach, e a validade do construto pela análise fatorial exploratória. Resultados: A versão final do instrumento apresentou 17 questões dispostas em áreas de importância para a educação do paciente. O instrumento proposto apresentou um índice de clareza de 8,7 (0,25). O valor do coeficiente de correlação intraclasse foi de 0,804 e do alfa de Cronbach 0,648. A análise fatorial revelou cinco fatores associados às áreas de conhecimento. No que diz respeito à validade de critério, os pacientes com maior escolaridade e maior renda familiar apresentaram maior conhecimento sobre a hipertensão. Conclusão: O instrumento possui índice de clareza satisfatório e validade adequada, podendo ser utilizado para avaliar o conhecimento de hipertensos participantes de programas de reabilitação cardíaca. (Arq Bras Cardiol. 2018; 110(1):60-67) Palavras-chave: Hipertensão / prevenção & controle; Reabilitação; Educação em Saúde; Estudos de Validação como Assunto. Abstract Background: The absence of instruments capable of measuring the level of knowledge of hypertensive patients in cardiac rehabilitation programs about their disease reflects the lack of specific recommendations for these patients. Objective: To develop and validate a questionnaire to evaluate the knowledge of hypertensive patients in cardiac rehabilitation programs about their disease. Methods: A total of 184 hypertensive patients (mean age 60.5 ± 10 years, 66.8% men) were evaluated. Reproducibility was assessed by calculation of the intraclass correlation coefficient using the test-retest method. Internal consistency was assessed by the Cronbach’s alpha and the construct validity by the exploratory factorial analysis. Results: The final version of the instrument had 17 questions organized in areas considered important for patient education. The instrument proposed showed a clarity index of 8.7 (0.25). The intraclass correlation coefficient was 0.804 and the Cronbach’s correlation coefficient was 0.648. Factor analysis revealed five factors associated with knowledge areas. Regarding the criterion validity, patients with higher education level and higher family income showed greater knowledge about hypertension. Conclusion: The instrument has a satisfactory clarity index and adequate validity, and can be used to evaluate the knowledge of hypertensive participants in cardiac rehabilitation programs. (Arq Bras Cardiol. 2018; 110(1):60-67) Keywords: Hypertension / prevention & control; Rehabilitation; Health Education; Validation Studies as Topic. Full texts in English - http://www.arquivosonline.com.br 60

RkJQdWJsaXNoZXIy MjM4Mjg=