História da Cardiologia

Professor Doutor Arthur de Carvalho Azevedo 

(01/03/1916 – 05/10/2000).

 

Constitui uma atribuição difícil, a transcrição do perfil do saudoso Professor, tal a multiplicidade de suas qualidades caracterizadas pela seriedade, intensidade e dedicação a todas as atividades que executava, sempre buscando novos caminhos como Mestre de várias gerações difundindo e multiplicando seus conhecimentos científicos.

Em 1960, nos encontramos pela primeira vez ao ser aprovado como aluno do primeiro curso de Pós-Graduação em Cardiologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Logo, constatei estar ao lado de um Mestre de grande talento, profundo saber, didática nos ensinamentos e com grande consideração com os pacientes. A partir deste período, iniciamos um relacionamento caracterizado por respeito e amizade que perdurou quarenta anos.

O Prof. Arthur de Carvalho Azevedo, foi o primeiro Livre Docente de Cardiologia do Brasil, título conquistado em 1951. Obteve bolsa de estudos no "National Institue of Health" (E.U.A.) para pesquisar "Lesões Tricúspides Reumáticas". Publicou 253 trabalhos sobre Cardiologia, sendo 15 em revistas estrangeiras. Foi o introdutor da Fonocardiografia na década de 1940, na cidade do Rio de Janeiro. Chefe do Serviço de Hemodinâmica do Hospital N.Sra. das Vitórias (RJ), inaugurado com a presença do Prof. Mason Jones, onde iniciou o Curso de Pós-Graduação em Cardiologia.

Nos decênios de 1950 e 1960, dedicou-se às cardiopatias congênitas e é de sua autoria, o primeiro trabalho publicado na literatura médica mundial sobre: "o fechamento expontâneo das comunicações interventriculares congênitas".

Livros publicados: "A Fonocardiografia Clínica", "A Cardiologia Clínica" e "Disfunção do Nódulo Sinoatrial".

Recebeu os seguintes prêmios da Academia Nacional de Medicina: Prêmio Fernando Vaz,  Azeredo Sodré e Amalia Ferreira. Foi Fundador do Hospital Procardíaco (RJ) em 1960, onde sempre pertenceu à Comissão Científica do Centro de Estudos e Pesquisas.

Há cerca de dez anos, vinha dedicando-se aos estudos da prevenção da aterosclerose.

Participou do curso intensivo: "Reversing Heart Disease" patrocinado pela Cleveland Clinic, ministrado pelo Dr. Dean Ornish. Ficou muito interessado na modificação do estilo de vida e seus benefícios, quando passou a pesquisar, publicar artigos e ministrar conferências.

Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (1957/58), membro da Academia de Ciências de Nova Iorque e do Colégio Americano de Cardiologia.

A partir de 1985, iniciou o Curso Anual de Reciclagem em Cardiologia caracterizado pelo elevado nível científico e grande interesse de colegas de todo o país.

Formou discípulos de vários estados do Brasil e de outros países que hoje, destacam-se na especialidade, orientando profissionais, seguindo o modelo de intensidade na pesquisa e dedicação científica característico do Prof. Carvalho Azevedo.

Devido a perda irreparável de um Mestre que amava a vida e visava sempre encaminhá-la no melhor estilo possível, prestamos condolências a Dona Yolanda, sua digníssima esposa.

Meu prezado Professor Carvalho Azevedo, ficaremos sempre com a vossa imagem, ensinamentos e  exemplos.

 

Dr. Ricardo Vivacqua C. Costa

Especialista em Cardiologia (P.U.C. RJ / S.B.C. / A.M.B.)

Doutorando em Cardiologia pela Universidade de São Paulo.

 

 

Retorna