top_publicacoes.jpg
 

 

Arquivos Brasileiros de Cardiologia

Resumo das Próximas Publicações

Ano 2001

 

Fechamento Percutâneo do Canal Arterial com a Prótese Amplatzer. Experiência no Brasil

 

In English

Luiz Carlos Simões, Carlos A. C. Pedra, César A. Esteves, Ronaldo Camargo, Sérgio L.N. Braga, Pedro Loureiro, Marco Aurélio Santos, Valmir Fernandes Fontes

 

Objetivo - Relatar os resultados da oclusão percutânea da persistência do canal arterial com a prótese Amplatzer em dois centros de cardiologia no Brasil.

 

Métodos - De maio/98 a julho/00, 33 pacientes com diagnóstico clínico/laboratorial de persistência do canal arterial sofreram tentativas de implante por via percutânea. A mediana de idade foi de 36 meses (6 meses a 38 anos) e de peso de 14kg (6 a 92). Dezesseis pacientes (48,5%) tinham menos de dois anos na época do procedimento. Todos os pacientes foram seguidos com avaliações clínicas e ecocardiográficas periódicas a fim de avaliar a presença e o grau de shunt residual e possíveis complicações, como pseudocoartação de aorta e estenose de artéria pulmonar esquerda.

 

Resultados - O diâmetro mínimo do canal arterial variou de 2,5 a 7,0mm (média de 4,0±1,0; mediana de 3,9). O índice de sucesso no implante foi de 100%. Um paciente apresentou perda de pulso femoral. O ecocardiograma revelou oclusão total antes da alta em 30 pacientes e no retorno de três meses nos três restantes. O tempo médio de seguimento foi de 6,4±3,4 meses. Todos os pacientes estavam bem do ponto de vista clínico, assintomáticos e sem medicações. Em nenhum paciente foi evidenciado estreitamentos na artéria pulmonar esquerda ou na aorta. Não houve nenhum evento embólico precoce ou tardio, necessidade de reinternação ou endarterite infecciosa.

 

Conclusão - A prótese Amplatzer para persistência do canal arterial é segura e altamente efetiva para oclusão de canais de diâmetro variável, incluindo os calibrosos em pequenos lactentes sintomáticos.

 

Palavras-chave: persistência do canal arterial, oclusão percutânea, prótese Amplatzer

 

Índice


Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia - São Paulo e Instituto Nacional de Cardiologia Laranjeiras – Rio de Janeiro

Correspondência: Carlos A. C. Pedra – Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia
Av. Dr. Dante Pazzanese, 500
Cep: 04012-180 - São Paulo, SP
Email: vffontes@uol.com.br