top_publicacoes.jpg
 

 

Arquivos Brasileiros de Cardiologia

Resumo das Próximas Publicações

Ano 2001

 

Videopericardioscopia. Como Melhorar a Eficácia Diagnóstica em Derrames Pericárdicos

 

In English

Paulo M. Pêgo-Fernandes, Fabio Fernandes, Barbara M. Ianni, Sandra Serson Rohr, Isabela Miranda Bernardelli, Fabio B. Jatene, Sérgio A. Oliveira

 

Objetivo - Avaliar a experiência com a videopericardioscopia, obtida de forma prospectiva, em portadores de derrame pericárdico com etiologia indefinida no pré-operatório.

 

Métodos - De janeiro/98 a junho/00, foram operados 20 pacientes com o uso de videopericardioscopia, sendo que 17 apresentavam, ao ecocardiograma, derrame pericárdico importante e, três, moderado. A videopericardioscopia foi realizada através de pequena incisão tipo Marfan.

 

Resultados - O diagnóstico de derrame pericárdico idiopático foi feito em nove (45%) pacientes, neoplásico em quatro (20%), hipotireoidismo em três (15%), tuberculoso em dois (10%), por colesterol em um (5%), quilopericárdio em um (5%). A positividade da biópsia foi de 30% e não se definiu a etiologia em 45%

 

Conclusão - A videopericardioscopia mostrou-se um método de baixa morbidade, com alto índice de positividade diagnóstica. É difícil a superação desta positividade, uma vez que alta porcentagem dos derrames pericárdicos são causados por infecções virais que não são diagnosticadas pelos métodos atuais, sendo portanto classificados como idiopáticos.

 

Palavras-chave: videotoracoscopia, biópsia, etiologia

 

Índice


Instituto do Coração do Hospital das Clínicas - FMUSP

Correspondência: Paulo M. Pêgo-Fernandes
Rua Berlioz, 808
Cep: 05467-000 – São Paulo, SP
E-mail: PauloPego@incor.usp.br