top_publicacoes.jpg
 

 

Arquivos Brasileiros de Cardiologia

Resumo das Próximas Publicações

Ano 2001

 

Fatores Prognósticos dos Resultados de Ressuscitação Cardiopulmonar em um Hospital de Cardiologia

In English

Ari Timerman, Naim Sauaia, Leopoldo Soares Piegas, Rui F. Ramos, Elizabeth Silva Santos, Antonio C. Mugayar Bianco, J. Eduardo M. R. Sousa

 

Objetivo - Analisar os resultados imediatos e tardos da ressuscitação cardiopulmonar em um hospital de cardiologia e detectar fatores prognósticos de sobrevivência a curto e a longo prazos.

 

Métodos - Foram analisados 557 pacientes que sofreram parada

cardiorrespiratória no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia durante cinco anos.

 

Resultados - A ressuscitação cardiopulmonar foi tentada em 536 pacientes; 281 (52,4%) tiveram óbito imediato. As características dos sobreviventes por mais de um mês à parada cardiorrespiratória foram comparadas às dos não sobreviventes. A doença arterial coronariana, miocardiopatia e doença valvar cardíaca tiveram melhor prognóstico quando comparadas a outras. No grupo dos sobreviventes, a arritmia primária ocorreu em 73,6% e a insuficiência miocárdica em 12,6%. Nos pacientes com fibrilação ventricular, 33,3% sobreviveram por mais de um mês enquanto os em assistolia ventricular somente 4,3% sobreviveram por mais de um mês; nenhum dos 10 pacientes em dissociação eletromecânica sobreviveu. Quanto à idade, os piores resultados ocorreram com os pacientes nos extremos da faixa etária (zero a 10 anos e 70 anos ou mais). Quanto ao local da parada cardiorrespiratória, as ocorridas no laboratório de hemodinâmica tiveram melhores resultados de ressuscitação cardiopulmonar, sendo os piores ocorridos na unidade de emergências e na sala de hemodiálise.

 

Conclusão - Concluindo, os resultados de nosso estudo podem servir para identificar fatores prognósticos da parada cardiorrespiratória intra-hospitalar e podem ser usados para apoiar, com base racional, a implementação de uma legislação específica em nosso país sobre a decisão de não ressuscitar ou de abandonar os esforços de ressuscitação.

 

Palavras-chave: ressuscitação cardiopulmonar, parada cardiorrespiratória, infarto agudo do miocárdio

 

Índice


Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia

Correspondência: Ari Timerman – Rua Pará, 90/71 – 01243-120

São Paulo, SP

E-mail: timerman@originet.com.br