top_publicacoes.jpg
 

 

Arquivos Brasileiros de Cardiologia

Resumo das Próximas Publicações

Ano 2001

 

Redução da Pressão Arterial Diastólica e Mortalidade Cardiovascular em Hipertensos não Diabéticos. Uma Reanálise do Hot Study

In English

Antonio Alberto Lopes, Jadelson Andrade, Antonio Carlos Beisl Noblat, Marco Antonio Silveira

 

Objetivo - Utilizar dados publicados do HOT (Hypertension Otimal Treatment) Study no sentido de avaliar modificações na mortalidade cardiovascular em hipertensos não diabéticos de acordo com o grau de redução da pressão arterial diastólica.

 

Métodos - O número de eventos cardiovasculares fatais e o total de pessoas/ano para o grupo dos não diabéticos no HOT Study foram estimados tomando por base dados apresentados em tabelas de uma publicação prévia. No HOT Study, 18.790 pacientes de diversos centros foram alocados randomicamente para grupos com diferentes objetivos de pressão arterial diastólica: £ 90 (n=6264), £ 85 (n=6264) e £ 80mmHg (n=6262). O medicamento de base era felodipina. Outras drogas anti-hipertensivas poderiam ser administradas de forma seqüenciada, no sentido de alcançar os objetivos de pressão arterial diastólica.

 

Resultados - O grupo de hipertensos não diabéticos, com pressão arterial diastólica £ 80mmHg, apresentou uma mortalidade cardiovascular (4,1/1000 pacientes/ano) 35,5% maior do que o grupo com pressão arterial diastólica £ 90mmHg (mortalidade cardiovascular=3,1/1000 pacientes/ano). Contrariamente, diabéticos alocados para pressão arterial diastólica £ 80mmHg apresentaram uma redução de 66,7% na mortalidade cardiovascular (3,7/1000 pacientes/ano) comparado com o grupo de pressão arterial diastólica £ 90mmHg (mortalidade cardiovascular=11,1/1000 pacientes/ano).

 

Conclusão - Os resultados indicam que, em diabéticos hipertensos, redução da pressão arterial diastólica para níveis £ 80mmHg diminui o risco de eventos cardiovasculares fatais e nos não diabéticos, a mortalidade cardiovascular foi mais alta nos que foram alocados de pressão arterial diastólica £ 80mmHg. Portanto, para pacientes não diabéticos hipertensos, é ainda necessário definir qual o nível de pressão arterial diastólica <90mmHg em que se obtenha redução máxima da mortalidade cardiovascular.

 

Palavras-chave: hipertensão arterial, HOT Study, diabetes mellitus

 

Índice


Hospital Universitário Professor Edgard Santos - Universidade Federal da Bahia

Correspondência: Antonio Alberto Lopes - Rua Marechal Floriano, 448/1301 - 40110-010

Salvador, BA

E-mail: aaslopes@ufba.br