top_publicacoes.jpg
 

 

Arquivos Brasileiros de Cardiologia

Resumo das Próximas Publicações

Ano 2001

 

Raios Laser na Remoção de Cabo-Eletrodo de Marcapasso e de Desfibrilador Implantável

 

In English

Roberto Costa, Martino Martinelli Filho, Elizabeth Sartori Crevelari, Noedir Antonio Groppo Stolf, Sérgio Almeida de Oliveira

 

Objetivo - Analisar os resultados da utilização de raios laser no auxílio à remoção de cabos-eletrodos permanentes.

 

Métodos - Foram operados 36 pacientes, com idade média de 54,2 anos. A remoção de 56 eletrodos deveu-se à infecção em 19, troca eletiva em 13 e outras causas em quatro pacientes. O tempo médio de permanência dos cateteres foi 7,5± 5,5 anos, sendo 47 de marcapasso e nove de desfibrilador. Trinta e oito eletrodos estavam em uso, 14 abandonados na loja do marcapasso e quatro abandonados no interior do sistema venoso.

 

Resultados - Foram removidos 54 cateteres, perfazendo 96,4% de sucesso com 82,1% de remoção completa. O tempo médio de aplicação do laser foi 123,0± 104,5s, utilizando-se 5215,2± 4924,0 pulsos, perfazendo 24,4± 24,2 ciclos de aplicação. Trinta e quatro eletrodos foram liberados do miocárdio por contra-tração após progressão completa da bainha de laser; 12 soltaram-se durante a progressão da bainha e os 10 restantes foram liberados com outras manobras. Um paciente apresentou tamponamento cardíaco após a remoção de cabo de desfibrilador, necessitando cirurgia de emergência a céu aberto. Os dois casos de insucesso relacionaram-se à presença de cálcio no trajeto do cabo-eletrodo.

 

Conclusão - O uso do excimer laser permitiu a remoção dos cateteres com taxa de sucesso de 96%, não tendo sido efetivo em dois pacientes que apresentavam calcificação sobre o cabo-eletrodo. Um paciente (2,8%) apresentou complicação que exigiu cirurgia cardíaca de emergência.

 

Palavras-chave: marcapasso cardíaco artificial, remoção de cateteres, raios laser.

 

Índice


Instituto do Coração do Hospital das Clínicas - FMUSP

Correspondência: Roberto Costa – InCor
Av. Dr. Enéas C. Aguiar, 44
Cep: 05403-000 – São Paulo, SP

E-mail: rcosta@incor.usp.br