top_publicacoes.jpg
 

 

Arquivos Brasileiros de Cardiologia

Resumo das Próximas Publicações

Ano 2001

 

Estabelecendo a Prevalência de Hipertensão Arterial Sistêmica. Influência dos Critérios de Amostragem

 

In English

Sandra Costa Fuchs, Juliano G. Petter, Melissa C. Accordi, Vanessa L. Zen, Antônio D. Pizzol-Jr, Leila Beltrami Moreira, Flávio Danni Fuchs

 

Objetivo - Comparar a prevalência de hipertensão arterial sistêmica em amostra representativa da população com a aferida em campanha de prevenção e controle de hipertensão.

 

Métodos - Realizou-se estudo transversal em amostra representativa da população adulta urbana de Porto Alegre e em amostra da campanha de prevenção e controle de hipertensão, incluindo todas as pessoas que procuraram o posto de aferição da pressão no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Nos dois estudos, os indivíduos foram entrevistados e submetidos à medida da pressão de forma padronizada, por estudantes treinados. Definiu-se hipertensão por valores ³ 140/90mmHg, ³ 160/95mmHg, ou uso de anti-hipertensivos. Investigaram-se: história de hipertensão arterial, uso de anti-hipertensivos, idade e gênero. Realizou-se o ajustamento para idade e gênero nas taxas de prevalência para torná-las comparáveis.

 

Resultados - Entre os 249 indivíduos estudados na amostra consecutiva, a maioria (72%) era do sexo feminino, com idade >60 anos (55%) comparativamente a 56% e 22%, respectivamente, entre 1174 participantes da amostra representativa. A prevalência de hipertensão arterial, definida por valores ³ 160/95 ou tratamento com anti-hipertensivos, foi maior na amostra da campanha (42%) comparativamente a amostra populacional (24%). Entre os que sabiam-se hipertensos e usavam medicação, 54%, da amostra da campanha, e 62%, da amostra representativa, mantiveram níveis pressóricos <160/90mmHg.

 

Conclusão - As taxas de prevalência de hipertensão arterial foram muito diferentes na amostra da campanha e na representativa, demonstrando que o critério de amostragem pode influenciar a aferição de fatores de risco e enviesar a associação entre fatores de risco e agravos à saúde.

 

Palavras-chave: hipertensão, amostragem, prevalência

 

Índice


Hospital de Clínicas de Porto Alegre  Faculdade de Medicina da UFRGS
Correspondência: Sandra Costa Fuchs
Rua Ramiro Barcelos, 2600 – S/415
Cep: 90035-003 – Porto Alegre, RS