top_publicacoes.jpg
 

 

Arquivos Brasileiros de Cardiologia

Resumo das Próximas Publicações

 

Ano 2001

Características Associadas ao Abandono do Acompanhamento de Pacientes Hipertensos Atendidos em um Ambulatório de Referência

 

Renné Gusmão Busnello, Raquel Melchior, Carlo Faccin, Daniela Vettori, Juliano Petter, Leila Beltrami Moreira, Flávio Danni Fuchs

 

Objetivo - Determinar as características associadas ao abandono do seguimento do tratamento em um ambulatório brasileiro especializado de hipertensão.

 

Métodos - Estudo de coorte, prospectivamente planejado, de pacientes que receberam prescrição de tratamento anti-hipertensivo após extensa avaliação inicial. Foram estudados: sexo, idade, escolaridade, tempo de doença, pressão classificatória, tratamento prévio, atividade física, tabagismo, álcool, história familiar de hipertensão e dano em órgão-alvo.

 

Resultados - Estudaram-se 945 pacientes, sendo que 533 (56%) abandonaram o acompanhamento. A média de idade foi 52,3±12,9 anos. A maior probabilidade de abandonar o seguimento associou-se ao tabagismo atual, risco relativo 1,46 (1,04-2,06), escolaridade inferior ou igual a cinco anos, risco relativo 1,52 (1,11-2,08); duração de hipertensão inferior a cinco anos, risco relativo 1,78 (1,28-2,48). O aumento da idade associou-se com maior probabilidade de seguimento, risco relativo 0,98 (0,97-0,99).

 

Conclusão - Identificou-se um grupo de risco para abandono de seguimento, constituído por pacientes de menor escolaridade, com diagnóstico recente e fumantes, para os quais devem ser dirigidas medidas de garantia de adesão.

 

Palavras-chave: hipertensão arterial sistêmica, abandono, tratamento

 

Índice


Hospital de Clínicas de Porto Alegre - UFRGS
Correspondência: Renné Gusmão Busnello – Av. Lavras, 341/303 – 90460-040 – Porto Alegre, RS