top_publicacoes.jpg
 

 

Arquivos Brasileiros de Cardiologia

Resumos das Próximas Publicações

 

Ano 2001

Comparação entre os Efeitos da Clortalidona e do Diltiazem sobre a Isquemia Miocárdica em Idosos Hipertensos Portadores de Doença Arterial Coronariana

 

In English

João Batista Serro-Azul; Rogério Silva de Paula; César Gruppi; Lígia Pinto; Humberto Pierri; Amit Nussbacher; Otávio Gebara; Paulo Moffa; Antônio Carlos Pereira-Barreto; Maurício Wajngarten

 

Objetivo - A terapêutica anti-hipertensiva com diurético tiazídico diminui eventos coronarianos em pacientes idosos. Entretanto, a influência dos diuréticos na isquemia miocárdica não foi devidamente investigada. O objetivo deste estudo foi comparar os efeitos da clortalidona e do diltiazem sobre a isquemia miocárdica em idosos hipertensos portadores de doença arterial coronariana.

 

Métodos - Seguindo um protocolo aleatório, duplo cego e cruzado, estudamos 15 idosos hipertensos, com idade de 73,6±4,6 anos, com isquemia miocárdica, e doença arterial coronariana documentada angiograficamente. Avaliamos os pacientes com Holter de 48h e teste de esforço. Após duas semanas de uso de placebo, os pacientes receberam, durante quatro semanas, clortalidona ou diltiazem.

 

Resultados - Ambos os tratamentos diminuíram as pressões sistólica e diastólica. O número de episódios isquêmicos ao Holter foi reduzido com o uso de clortalidona (2,5±3,8) e diltiazem (3,2±4,2) quando comparado ao placebo (7,9±8,8; p <0,05). O período de duração dos episódios isquêmicos foi reduzido em ambos os tratamentos quando comparado ao placebo (clortalidona: l9,2±3l,9min; diltiazem: l9,3±29,6min; placebo: 46,l±55,3min; p<0,05).

 

Conclusão - Nos idosos hipertensos com doença arterial coronariana, a clortalidona e o diltiazem reduziram similarmente a isquemia miocárdica. Estes resultados estão de acordo com estudos epidemiológicos, sugerindo que o controle da pressão arterial tem um importante papel na redução da isquemia miocárdica.

 

Palavras-chave: isquemia, hipertensão, diuréticos, idosos

 

Índice


Correspondência: João Batista Serro-Azul – InCor – Av. Dr. enéas C. Aguiar, 44 – 05403-000 – São Paulo, SP