top_publicacoes.jpg
 

 

Arquivos Brasileiros de Cardiologia

Resumos das Próximas Publicações

 

Ano 2001

Os Mitos a Respeito das Doenças Cardiovasculares

Ruy Laurenti, Cassia Maria Buchalla

 

In English

 

Este trabalho tem como objetivo apresentar argumentos que explorem os mitos sobre as doenças cardiovasculares, particularmente, as doenças isquêmicas do coração.

Muitas noções falsas são amplamente disseminadas, como, por exemplo, que as doenças isquêmicas do coração são mais prevalentes entre ricos, atingem quase que somente os homens e que não constituem problema de saúde pública nos países em desenvolvimento. Essas noções são discutidas em artigo de Martin 1, responsável pela área das doenças cardiovasculares na Organização Mundial de Saúde, que serviu de fonte a este trabalho.

Procurou-se apresentar dados que destaquem a real situação desse grupo de doenças em nosso meio, tentando, assim, destruir falsos mitos como os citados.

Muitos conhecimentos científicos chegam à população pela imprensa leiga que consegue, rapidamente, tornar popular certos termos médicos e/ou práticas e comportamentos.

A influência da imprensa leiga é grande e, especialmente, bem explorada em relação a conceitos e novidades da área da saúde. Tanto a imprensa escrita como os demais meios de comunicação deveriam ser melhor explorados pelos programas de saúde pública, uma vez que têm público interessado e aberto às informações veiculadas sobre saúde.

Ainda que numerosos estudos epidemiológicos, clínicos e anatomopatológicos tenham sido publicados nas últimas décadas, apontando os mais variados aspectos das doenças cardiovasculares, persistem ainda alguns conceitos ou noções falsas sobre o conjunto de doenças englobados no grupo das doenças cardiovasculares, sobretudo as mais freqüentes dentre elas: a doença isquêmica do coração e as doenças cerebrovasculares, também conhecidas genericamente, como acidente vascular cerebral.

Essas noções falsas foram abordadas de maneira sintética, mas interessante e didática, por Martin 1, responsável pela área das doenças cardiovasculares na Organização Mundial de Saúde em um artigo intitulado "Acabar com os mitos sobre as cardiopatias". A autora chama a atenção para o fato que, para prevenir as cardiopatias é preciso fomentar a saúde da população, o que só pode ser corrigido com noções verdadeiras, direcionando atitudes preventivas. Inicia seu artigo comentando: "Há anos persistem muitos conceitos errôneos sobre as doenças cardiovasculares – os ataques cardíacos, os acidentes cerebrovasculares e a hipertensão arterial – e que chegaram a se converter em mitos. A maioria deles partiu de observações concretas ocorridas na fase inicial da atual epidemia mundial e está profundamente arraigada na mentalidade dos responsáveis pelas políticas dos profissionais de saúde e do público. Como esses conceitos errôneos repercutem negativamente na oferta de recursos bem como nas medidas de prevenção e controle das doenças cardiovasculares, é necessário acabar definitivamente com eles".

As colocações acima são interessantes e pertinentes, uma vez que, em atividades profissionais, quer sejam de ensino ou clínica, é freqüente a menção de conceitos errôneos sobre doenças cardiovasculares por profissionais de saúde, inclusive médicos. A autora do citado trabalho apresenta seis mitos sobre as doenças cardiovasculares, comentando cada um e afirmando ser necessário acabar com eles. Pela importância e atualidade do tema, julgou-se interessante adequar o trabalho à nossa realidade. A autora concordou com a utilização de sua idéia como base para esta apresentação, com dados de nosso país. Desta forma, este trabalho pretende discutir os mitos em relação às doenças cardiovasculares em nosso meio.

 

Índice


Correspondência: Ruy Laurenti – Rua Edmundo Scanapicco, 102 – 05516-070 – São Paulo, SP