top_publicacoes.jpg
 

 

Arquivos Brasileiros de Cardiologia

Resumos das Próximas Publicações

 

Ano 2001

Revascularização Coronariana Percutânea Primária no Infarto Agudo do Miocárdio. Análise Comparativa dos Resultados Imediatos em Pacientes Progressivamente Longevos

In English

Luiz Alberto Mattos, Alexandre Zago, Áurea Chaves, Ibraim Pinto, Luiz Tanajura, Rodolfo Staico, Marinella Centemero, Fausto Feres, Galo Maldonado, Manoel Cano, Andréa Abizaid, Alexandre Abizaid, Amanda G.M.R. Sousa, J. Eduardo Sousa

 

Objetivo - Análise comparativa dos resultados hospitalares, em pacientes submetidos a angioplastia coronariana primária, nas primeiras 24h do infarto agudo do miocárdio, divididos em três grupos: 60-69, 70-79 e > 80 anos.

Métodos - Os pacientes foram tratados consecutivamente por meio da angioplastia primária de julho/95 até dezembro/99. O emprego de stents coronarianos ou de bloqueadores dos receptores IIb/IIIa foi uma decisão do operador.

Resultados - Analisamos 201 pacientes (idades de 60 a 93 anos). A partir da 7ª década, o infarto agudo do miocárdio ocorreu com maior freqüência em pacientes do sexo feminino (p=,015). Os pacientes mais idosos (>80 anos) realizaram angioplastia com um retardo maior após o início dos sintomas (p=,054) e todos exibiam oclusão da artéria relacionada ao infarto agudo do miocárdio. A utilização de stents coronarianos foi de 30%, em média. O sucesso do procedimento foi menor nos pacientes >80 anos (p=,022) e a mortalidade maior nos com idade >70 anos (p=,019). O reinfarto e a necessidade de cirurgia cardíaca foram eventos raros. O acidente vascular cerebral ocorreu em 1 paciente com idade >80 anos. Observamos uma tendência a maior soma de eventos clínicos adversos combinados, conforme a elevação da faixa etária (p=0,064).

Conclusão - A elevação progressiva da idade esteve associada a um perfil clinico e angiográfico mais adverso, observando-se cifras de sucesso da angioplastia coronariana menores nos pacientes com idade >80 anos, e maior mortalidade, principalmente naqueles com idade >70 anos.

Palavras-chave: angioplastia coronária, infarto do miocárdio e idosos

 

Índice


Correspondência: Luiz Alberto Mattos - Av. Jandira, 550/121 - 04080-003 - São Paulo, SP - pivmattos@uol.com.br