top_publicacoes.jpg
 

 

Arquivos Brasileiros de Cardiologia

Resumos das Próximas Publicações

 

Ano 2002

Estudo Retrospectivo de Sobrevida de Pacientes Submetidos à Reanimação Cardiorrespiratória em Unidade de Tratamento Intensivo

 

In English

Daniel Martins Moreira, Guilherme Mariante Neto, Marcelo Wierzynski Oliveira, Letícia Biscaino Alves, Luís Carlos Chorazje Adamatti, Eliana de Andrade Trotta, Sílvia Regina Rios Vieira

 

Objetivo - Avaliar as características clínicas e evolutivas dos pacientes que são internados em centro de tratamento intensivo após reanimação cardiorrespiratória, identificando fatores prognósticos de sobrevida.

Métodos - Estudo retrospectivo de 136 pacientes internados em centro de tratamento intensivo, de 1995 a 1999, avaliados quanto às condições clínicas, mecanismos e causas da parada cardiorrespiratória e relação com a mortalidade hospitalar.

Resultados - A mortalidade observada foi de 76% sem diferença entre idades e sexo. A assistolia foi o maior mecanismo de óbito e a parada respiratória isolada o menor. Insuficiência cardíaca, necessidade de ventilação mecânica, cirrose hepática e o acidente vascular cerebral prévio foram condições clínicas significativas (p<0,01) para o óbito.

Conclusão - Os fatores prognósticos fornecem subsídios aos médicos para decidir se um paciente terá ou não benefícios se submetido à ressuscitação cardiorrespiratória, cabendo ao médico responsável a decisão de iniciá-la ou não.

Palavras-chave: reanimação cardiorrespiratória, parada cardiorrespiratória, centro de tratamento intensivo

 

Índice


Hospital de Clínicas de Porto Alegre da Faculdade de Medicina da UFRGS

Correspondência: Daniel Martins Moreira
Rua Machado de Assis, 673 – 90620-260 – Porto Alegre, RS
E-mail: dam@ufrgs.br