top_publicacoes.jpg
 

 

Arquivos Brasileiros de Cardiologia

Resumos das Próximas Publicações

 

Ano 2002

Aumento da Mortalidade por Infarto do Miocárdio no Inverno na Cidade de São Paulo, Brasil

 

In English

Rodolfo Sharovsky, Luiz Antônio Machado César

 

Objetivo - Estudar a variação sazonal da mortalidade por infarto do miocárdio, na cidade de São Paulo.

Métodos - Foi analisado o banco de dados do PROAIM (Programa de Aprimoramento de Informações de Mortalidade), contendo os registros dos atestados de óbito por infarto do miocárdio (Código Internacional de Doenças, 10ª revisão, código I21), residentes no município de São Paulo, durante 12 meses, de dez/96 a nov/97. O número de mortes foi corrigido para um período padrão de 90 dias e a seguir dividido pela população correspondente, para obtenção da taxa de eventos por 10 mil habitantes. Foi estimada a magnitude da variação sazonal, definida pela diferença do risco relativo entre as estações com a maior e menor mortalidade.

Resultados - Foram incluídos um total de 5.615 óbitos por infarto do miocárdio (61% sexo masculino), com idade média de 68 anos. A taxa de mortalidade no inverno foi sempre superior e a do verão inferior às demais estações (p<0,01), independente da faixa etária e sexo. A variação sazonal das mortes por infarto do miocárdio foi de 30%, sendo de 23% nos indivíduos falecidos com menos de 75 anos e 44% nos mais idosos.

Conclusão - Foi observada na cidade de São Paulo acentuada variação sazonal da mortalidade por infarto do miocárdio, com significativo aumento no inverno, de magnitude e distribuição etária semelhantes às descritas em regiões de clima temperado, na América do Norte e Europa.

Palavras-chave - estações do ano, infarto do miocárdio, epidemiologia

Índice


Instituto do Coração do Hospital das Clínicas - FMUSP

Correspondência: Luiz Antônio Machado César
Rua Constantino de Souza, 1580
Cep: 04605-004 – São Paulo, SP
E-mail: lucesar@uol.com.br